Morada dos Executivos: 100% das chácaras vistoriadas estão irregulares

As primeiras vistorias realizadas pela Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) mostraram que 100% das chácaras fiscalizadas no bairro Morada dos Executivos estão em situação irregular. Até o momento, foram visitadas 28 chácaras, de um total de 90 propriedades existentes no local.

A atividade está sendo realizada em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a SAEC e o Ministério Público. A medida tem como objetivo regularizar os sistemas de tratamento individuais de esgotos utilizados nos imóveis do referido bairro.

Observou-se que o sistema utilizado para os efluentes sanitários é o de ‘fossa negra’ e as águas servidas de pias, lavatórios e chuveiros são dispostas no terreno, a céu aberto. Isto pode trazer sérios problemas visto que os poços profundos utilizados na produção de água para seu suprimento estão, em geral, situados nas proximidades destas áreas utilizadas pelas fossas negras e para o escoamento “in natura” dos efluentes não sanitários.

A fiscalização constatou que, em geral, os proprietários constroem, de forma indiscriminada, novas fossas negras, à medida que aquelas que estão em uso se apresentem saturadas e prestes a extravazar, agravando ainda mais a situação sanitária do solo. “Os moradores precisam se conscientizar da importância dessas melhorias exigidas visando a sua própria saúde, de seus familiares e vizinhos”, disse a engenheira Wilma Joaquim, da SAEC.

Os proprietários de chácaras em situação irregular e que já receberam a notificação devem entrar em contato com a engenheira Wilma Joaquim ou Gabrielly Milan, na SAEC, pelo telefone (17) 3531-0600, ramais 609 e 618, ou pelos e-mails [email protected] ou [email protected]

Fonte: Assessoria/Prefeitura