Meio Ambiente orienta equipes de trabalho sobre riscos de queimadas urbanas

Orientação! A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou mais uma rodada de trabalho de educação ambiental. Foi a vez dos funcionários que atuam nas ruas e equipe do Programa Emergencial do Desemprego aprenderem sobre os riscos das queimadas urbanas, principalmente no atual período de seca prolongada e altas temperaturas.

Além de apresentar os malefícios para a fauna, flora e até mesmo a saúde, a capacitação trouxe informações sobre o trabalho de combate ao fogo, a importância da segurança nas ações de campo e o uso correto dos equipamentos, como os abafadores. Vale ressaltar que a queimada urbana é crime e pode ser denunciada pelo telefone 0800-772-9152 ou 153, da Patrulha Ambiental.

“Muitos moradores ainda tem a prática de colocar fogo em quintais, terrenos, áreas verdes, para diminuir a quantidade de folhas, restos de podas ou lixos. Essa ação é extremamente prejudicial principalmente à saúde de crianças e idosos, pois os elementos tóxicos contidos na fumaça da queimada, entre eles o material particulado, que é formado por partículas de vários tamanhos percorrem, todo o sistema respiratório e órgãos internos. Por isso é importante desenvolver um trabalho de conscientização e compartilhamento de informação, como o que fizemos aqui”, destaca Karen Morandin, chefe da Divisão de Proteção Ambiental.

Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes