Médico docente da Fameca/Unifipa recebe homenagem do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

A trajetória de dedicação à medicina cirúrgica e à defesa da saúde garantiram ao docente do curso de Medicina Fameca/Unifipa, o cirurgião Dr. Sidney Moreno Gil, a conquista do prêmio “Eurico Branco Ribeiro’, concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC (Capítulo de São Paulo) durante o Congresso Paulista de Cirurgia 2022, no dia 27 de agosto, na capital. O prêmio, cujo nome homenageia a memória de um de seus fundadores, é concedido anualmente aos cirurgiões como reconhecimento pelas suas relevantes contribuições ao Estado de São Paulo em pelo menos uma das áreas: assistencial, pesquisa, gestão, cultural, social, ensino e associativa.

Nascido em Catanduva, Dr. Gil, como é conhecido, estudou no Colégio Barão do Rio Branco e ingressou na faculdade de Medicina da UFRJ em 1969. Especializado em cirurgia geral, atuou como 2º Ten. no Hospital Central da Marinha e retornou para Catanduva em 1972, a convite de Monsenhor Albino para atuar na recém instalada Faculdade de Medicina de Catanduva, hoje Fameca/Unifipa, permanecendo até os dias de hoje como docente de clínica cirúrgica. “Sempre na vanguarda, Dr. Gil foi um dos pioneiros em cirurgia no nosso interior paulista, promovendo o cuidado e a qualidade no atendimento de seus pacientes”, disse Dr. Raphael Raphe, médico cirurgião e professor no curso de Medicina/Faceres Rio Preto, autor da indicação ao prêmio.

O homenageado foi acompanhado de seu filho Dr. Bruno Ziade Gil (foto), que seguindo os passos do pai se formou em medicina e hoje dividem o mesmo consultório. “Sempre tive enorme respeito e admiração pelo meu pai, tanto como meu progenitor e também, inicialmente, como mestre, já que fui seu Residente. Hoje sou um colega de profissão e uma de minhas maiores conquistas foi justamente ser encarado por ele como tal e ter seu respeito. A homenagem recebida por ele demonstra e reconhece sua dedicação, paixão e contribuição para o desenvolvimento de área tão nobre na medicina como a cirurgia”, comentou Dr. Bruno Gil.

Em seu discurso de agradecimento, Dr. Gil diz ser um privilégio poder receber homenagem de tamanha expressão. “É um orgulho e privilégio receber um prêmio de uma organização pela qual tenho absoluto respeito. Ao CBC minha gratidão por continuar acendendo a chama do desenvolvimento no procedimento cirúrgico do nosso Estado”. Perguntado sobre o sucesso da sua carreira, Dr. Gil diz que é preciso ir além. “Ser médico/cirurgião é muito mais do que uma profissão, é uma vocação e uma identidade que assumimos em favor da saúde do próximo”.

Fotos/Arquivo Pessoal

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes