Medicina Unifipa/Fameca realiza segunda etapa OSCE 2023

No último dia 8 de novembro, 113 alunos do 5º ano de Medicina/Fameca Unifipa passaram pelo Exame Clínico Objetivamente Estruturado (em inglês, Objective, Structured, Clinical Examination – OSCE), avaliação prática do desempenho nas cinco principais áreas da medicina abordadas durante o período – Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Saúde Mental.

A atividade foi conduzida pela coordenação do Internato, que compreende o 5º e 6º ano do curso, com a participação de professores avaliadores, atores, colaboradores técnico-administrativos e estudantes.

Segundo cronograma internacional, o exame obriga o aluno a percorrer todas as áreas que simulam o atendimento de uma situação real. “Os alunos percorrem as estações e têm período pré-estabelecido para realizar o exercício. Durante a aplicação são avaliados por um instrutor por meio de check-list objetivo que compreende aspectos de conhecimentos técnicos, habilidades com o paciente e raciocínio diagnóstico”, explica o médico Dr. Ricardo Gonsaga, coordenador do Internato.

Desenvolvido desde 1975, o OSCE é considerado atualmente um dos métodos mais confiáveis para avaliação de competências clínicas de estudantes e residentes. Em setembro os alunos do último ano passaram pelo teste. “Durante a formação médica é importante que os futuros profissionais sejam avaliados além dos conceitos teóricos. Assim, o exame tem como objetivo proporcionar simulações de situações reais de atendimentos médicos que eles irão desempenhar durante a carreira”, avaliou Dr. Ricardo.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes