Maternidade do HUSD adquire berço aquecido para recém-nascido

A maternidade do Hospital Unimed São Domingos (HUSD) investiu recentemente na aquisição de um berço aquecido para recém-nascidos. O equipamento será instalado em quarto especial, dedicado às mamães que dão preferência ao parto humanizado. O objetivo é ampliar os cuidados no pré, durante e pós parto. A temperatura ambiente adequada na sala de parto é fundamental para assegurar a temperatura corpórea normal do recém-nascido nas primeiras horas.

O berço aquecido, da marca Ampla® 2085 LED, tem a função de manter o bebê aquecido por calor radiado com estabilidade térmica ao mesmo tempo que diversos parâmetros são monitorados com precisão. Com investimento de R$ 18 mil, o equipamento tecnológico permite fácil acesso da equipe de profissionais ao bebê, oferece segurança e incorpora uma somatória de recursos técnicos.

De acordo com a enfermeira Raíssa Somer, coordenadora da UTI Neonatal e Infantil do HUSD, o recém-nascido que precisa de cuidados e manobras de reanimação ao nascer deve ser encaminhado diretamente ao berço aquecido, que é utilizado como mesa de reanimação. “O berço promove fonte de calor ao bebê e espaço adequado para equipamentos necessários de um cuidado intensivo no quarto”, explicou.

Em contrapartida, bebês que apresentam boa vitalidade ao nascer podem ir direto para a mãe, mantendo todos os cuidados necessários e preconizados no parto humanizado. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno seja iniciado na primeira hora de vida, pois está associado à redução da mortalidade neonatal, ao maior período de amamentação, à melhor interação mãe-bebê e ao menor risco de hemorragia materna”, explicou a enfermeira.

Após o contato, o recém-nascido é encaminhado ao berço aquecido para a realização dos cuidados de rotina.

ESPECIFICAÇÃO

O berço está equipado com painel microprocessado de leds, de sete segmentos e fácil visualização, onde são exibidos todos os parâmetros e funções cujas informações são acessadas por um painel de controle; botões de acesso rápido à todas as funções e botão giratório, tipo encoder ótico, para alteração dos parâmetros através de movimento rotatório.

O equipamento dispõe de leito tipo mesa com laterais rebatíveis e ajustes de inclinação manual ou elétrico; bandeja “by-pass” para raios-x e colchão radio transparente do tipo visco elástico, antialérgico e com efeito memória; cesto em acrílico com inclinação manual e colchão antiestresse. Contempla, ainda, balança neonatal integrada, com pesagens em pacientes de até 10 quilos; três modos de aquecimentos; iluminação auxiliar; função de radiografias facilitadas e ajustes ergométricos.

Foto: Unimed Catanduva

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes