Maternidade do HPA promove evento em busca da certificação Amigo da Criança

O Hospital Padre Albino, através do setor Materno-Infantil, está se qualificando em busca da certificação ‘Iniciativa Hospital Amigo da Criança’ (IHAC), conferida pelo Ministério da Saúde. Para isso, a unidade vem implantando melhorias que visam cumprir os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e de outros requisitos que atendam à saúde da criança e da mulher, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De 5 a 9 de dezembro, no Anfiteatro Pe. Albino – Módulo II, o comitê organizador promove o ‘Circuito de Sensibilização: juntos pelas crianças – IHAC’, onde os colaboradores do hospital passarão por estações conhecendo as temáticas que abrangem a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. “Neste circuito teremos quatro estações que vão permitir expor aos colaboradores todo nosso trabalho desenvolvido para a obtenção da certificação”, disse a enfermeira Aline Cristina de Poli, coordenadora da Maternidade e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal.

Aline explica como será o circuito. “As visitas acontecem nos períodos manhã, tarde e noite. Na primeira estação, os participantes irão conhecer o que é a IHAC; na 2ª estação mostraremos nosso projeto de manejo do aleitamento materno e contato pele a pele; na 3ª estação, os itens em conformidade com o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno-Lei 11265/2006-NBCAL serão apresentados e, por fim, na 4ª estação a equipe demonstrará como são feitos os procedimentos em boas práticas de atenção ao parto e nascimento”.

Organizado pelo comitê IHAC do Hospital Padre Albino participam o Centro Integrado de Humanização, médicos e equipe da Linha de Cuidado Materno-Infantil, Gestão de Cuidado e do Núcleo da Qualidade. A ação tem apoio da Diretoria de Saúde e Diretoria Médica do Hospital Padre Albino. “Nossos colaboradores são o diferencial para esta conquista, contribuindo para melhorar condutas e rotinas que promovem o aleitamento materno”, frisou a diretora de saúde da Fundação Padre Albino, Renata Rocha Bugatti.

Fotos: Comunicação FPA.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes