Marquinhos Ferreira requer sistema especial para coletar dados relativos à esporotricose

A Esporotricose é uma doença crônica causada por fungos presentes na natureza, no solo rico em material orgânico, nos espinhos de arbustos, em árvores e vegetação em decomposição podendo parasitar os humanos e animais e vem tendo um aumento de casos em Catanduva.
O vereador Marquinhos Ferreira (PT) está solicitando, através de requerimento, a possibilidade de estabelecer um sistema oficial e a padronização dos procedimentos para coleta dos dados relativos à Esporotricose em Catanduva, denominado “Vigilância e Controle da Esporotricose”.
A iniciativa visa garantir o conhecimento da situação epidemiológica da doença e a adoção das medidas necessárias para o diagnóstico dos casos em humanos e animais.
Os sintomas da Esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele e o desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.
“Os sintomas dessa doença em humanos são graves e as vezes irreversíveis, então precisamos urgentemente identificar e ter controle disso, além de cuidar dos animais para que não sejam abandonados”, explica Marquinhos.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes