Mais de 30 cidades da Nova Alta Paulista declaram apoio à proposta do Dr. Sinval

A Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) encaminhou ao presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, nesta semana, Moção de Apoio aprovada de forma unânime por mais de 30 prefeitos que compõem a entidade visando dar celeridade ao projeto de lei 10.206/18, que eleva a Festa do Ovo de Bastos à condição de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

De autoria do médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos – SP), a proposição reconhece a importância do evento, atraindo para a região o interesse de inúmeros produtores ligados ao setor. Neste ano, mais de 120 mil pessoas compareceram à Festa do Ovo.

Para Alexandre Tassoni Antonio, prefeito de Tupi Paulista e presidente da Amnap, a feira funciona como verdadeira força motriz da produção de ovos no Brasil, com aspectos característicos da difusão cultural, informacional, educacional e comercial, o que evidencia ser um patrimônio de ordem cultural e imaterial.

“Bastos, com menos de 0,01% da população nacional, produz sozinha 25% de um alimento de imenso valor nutricional e fundamental importância para o brasileiro, sendo uma rica fonte proteica e vitamínica a preço geralmente mais acessível que a carne vermelha, por exemplo”, afirma Tassoni.

“Trata-se de um evento de extrema importância e atratividade para a região. São 59 anos de tradição, sempre com aumento considerável quanto ao número de expositores. Sem dúvida, o maior expoente da produção de um dos principais alimentos nacionais”, complementa.

O município possui mais de 33 milhões de aves destinadas à produção de ovos e, segundo o presidente do Sindicato Rural local, o avilcultor Katsuhide Maki, as granjas do município produzem 216 unidades por segundo, com 18,7 milhões de ovos por dia.

Por ano, Bastos produz cerca de 10 bilhões de ovos, o que representa cerca de 25% da produção brasileira anual de 40 bilhões. “Por essa razão, o reconhecimento da Festa do Ovo como sendo Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, vem solidificar a cultura da nossa terra e de nossa região”, finaliza o presidente da Amnap.

Audiência – Além da Moção de Apoio encaminhada à Câmara dos Deputados, os 30 prefeitos que compõem a entidade realizaram, este ano, uma importante audiência para tratar sobre o assunto. Na ocasião, o prefeito de Bastos, Manoel Ironides Rosa, falou sobre a importância da aprovação da proposta de Dr. Sinval para o desenvolvimento do turismo regional.

“Este ano, a feira movimentou mais de R$ 5 milhões e recebeu turistas e expositores do Brasil e do exterior. A iniciativa do Dr. Sinval, parlamentar que sempre esteve ao lado de nossa região durante o seu mandato, credencia nossa meta em transformarmos nosso município em polo de interesse turístico”, destacou.

A audiência recebeu, além dos prefeitos das 30 cidades da Amnap, vereadores, autoridades regionais, políticos, lideranças e a deu voz à comunidade, onde todos reconheceram a luta de Dr. Sinval em favor dos municípios paulistas.

Compõem a Amnap cidades como Adamantina, Tupã, Dracena, Pacaembu, Ouro Verde, Tupi Paulista, Flora Rica, Junqueirópolis, Lucélia, Osvaldo Cruz, Iacri, Inúbia Paulista, Panorama, Paulicéia, Rinópolis, Sagres, entre outras.

A instituição foi fundada em 1977 com o objetivo de fortalecer e dar representatividade a uma importante região do Estado de São Paulo

Fonte: Assessoria/Prefeitura