Lula na mira da justiça polariza o país

Ação contra o ex-presidente Lula deve inflar as manifestações pró e contra o governo (Foto: Instituto Lula)

A manhã desta sexta-feira, 4, começou com a imagem da polícia federal batendo à porta do ex-presidente Lula, do seu filho Fábio Luis, das residências do Guarujá e Atibaia e do Instituto Lula, com mandados de busca e apreensão e uma autorização para conduzir coercitivamente o ex-presidente para depor na Polícia Federal (PF).

Antes impensáveis, esses desdobramentos da Operação Lava Jato polarizam ainda mais a opinião pública e prometem aprofundar a recessão no país. O Brasil virou um barril de pólvora.

Segundo o Ministério Público Federal, há indícios de que Lula recebeu vantagem indevida de empreiteiras investigadas na Lava Jato. A suspeita é que o dinheiro era desviado da Petrobras, passava pelas empreiteiras e ia parar no bolso de políticos ligados ao governo.

O PT reagiu imediatamente, chamando Lula de “preso político” e afirmando que “não podemos deixar barato”. O Instituto Lula emitiu nota repudiando fortemente a ação da PF como “uma agressão ao estado de direito” “ao Supremo” e “uma afronta ao país”. Ao final da nota, conclamou seus aliados à guerra: “A violência praticada nesta manhã – injusta, injustificável, arbitrária e ilegal – será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé nas instituições e no estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social”, diz a nota.

O presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves, defendeu a ofensiva da PF. Em nota, disse que o ato contra Lula é “um passo definitivo para que os brasileiros possam ter acesso à verdade que há muito tempo vem sendo sonegada ao país”.

Podemos esperar confrontos explosivos nos próximos dias. Manifestantes já se enfrentam nas ruas de São Paulo e Curitiba. No próximo fim de semana está marcado um novo protesto pelo impeachment da presidente Dilma em vários centros urbanos, e apoiadores do PT e de Lula certamente irão fazer frente ao coro antipetista.

Be the first to comment on "Lula na mira da justiça polariza o país"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*