Livro ‘Memórias do Isolamento’, de Graziela Delalibera, reúne histórias de idosas e idosos em tempos de pandemia

Histórias de pessoas de São José do Rio Preto a partir dos 60 anos em tempos de pandemia da Covid-19 dão vida a “Memórias do isolamento” (Vitrine Literária Editora), primeiro livro da jornalista, escritora e dramaturga Graziela Delalibera, cuja publicação foi viabilizada pelo fomento do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura. A autora recorre ao jornalismo literário para tentar diminuir as distâncias impostas pelo isolamento social. Ela traz às leitoras e leitores histórias de vida e experiências em tempos de coronavírus de idosas e idosos dos mais diferentes perfis, evidenciando o protagonismo da velhice na coletividade.

Nos últimos meses, respeitando os protocolos sanitários para evitar a transmissão do novo coronavírus, Graziela entrevistou 18 moradores e moradoras de São José do Rio Preto, permitindo que compartilhassem um pouco de seu cotidiano na pandemia da Covid-19. A partir dessas entrevistas, ela construiu narrativas repletas de delicadeza e sensibilidade, lançando luz sobre um público historicamente marginalizado e esquecido na dinâmica social: as pessoas mais velhas.

O lançamento de “Memórias do isolamento” será feito virtualmente neste sábado, dia 12 de dezembro, às 17h, por meio de uma live no canal da Cia. Cênica no Youtube (www.youtube.com/ciacenica). Será realizada a exibição de um vídeo documental sobre o projeto, editado pelo artista multimídia Jef Telles, e haverá bate-papo sobre velhice e pandemia, que, além da autora, contará com a participação de três pessoas que têm suas histórias contadas no livro – Nádia Militano, Irene Costa do Nascimento e Nelson Antonio Sinibaldi. Com mediação da jornalista Vivian Lima, o bate-papo ainda contará com a psicóloga Maria Carolina Gatti, voluntária na Associação Brasileira de Alzheimer, e o médico sanitarista Antonio Caldeira da Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

Além de Nádia, Irene e Sinibaldi, “Memórias do isolamento” traz histórias de Aderci Alves, Albina Distasse Biot, Almerinda Maria de Jesus Lima, Antonio Pelosi de Moura Leite, Elise Gomes Assunção, Eunice de Sousa Rodrigues, Geny Fernandes, Hermione Elly Melara de Campos Bicudo, Isabel Cristina Ruiz, José Ambrósio da Conceição, Leonildo Bernardo Pinto, Luiz Carlos de Jesus Moraes, Luzia Candido da Silva e Maria Aparecida Gonçalves. O livro ainda conta a história de Antonia Raimundo Gomes dos Santos, que, infelizmente, morreu no dia 12 de outubro de 2020, dois dias depois de completar 94 anos.

O lançamento será feito por meio de uma live

“Memórias do isolamento” tem prefácio assinado pelo médico gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do ILC Brazil (Centro Internacional de Longevidade Brasil) e ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde) e orelhada do jornalista e ator Harlen Felix. Os entrevistados e entrevistadas foram fotografados por Milena Aurea e Guilherme Di Curzio. Além dos retratos publicados no livro, imagens extras podem ser conferidas nos perfis da obra literária no Facebook e Instagram (@projetomemoriasdoisolamento). No lançamento, será disponibilizado link para baixar gratuitamente o pdf da publicação.

Graziela é jornalista e cronista com experiência no jornalismo impresso diário e atuação em assessoria de imprensa na área cultural. Sua trajetória literária é marcada pela coluna “Cartas de Rio Preto”, no jornal Diário da Região, escrita juntamente com o jornalista, crítico e dramaturgo Dib Carneiro Neto. No mesmo jornal, ainda assinou a coluna “Do Outro Lado”, com crônicas que mesclavam narrativa e poesia, e colaborou com a seção esportiva “Bola & Batom”. Ao lado de Fagner Rodrigues, da Cia. Cênica, foi coautora da peça “Terra abaixo, Rio acima”. “Memórias do isolamento” é o seu primeiro livro.

MEMÓRIAS DO ISOLAMENTO

Autora: Graziela Delalibera

Fotografias: Milena Aurea e Guilherme Di Curzio

Revisão e preparação de originais: Paulo Rezende

Ilustração da capa: Laura Barbeiro

Arte da capa: Paulo Escabin

Projeto gráfico: Vitrine Literária Editora

Edição do vídeo documental e operação multimídia: Jef Telles

Captação para o vídeo documental: Milena Aurea

Assessoria de imprensa: Harlen Félix

Coordenação financeira: Vanessa Palmieri

Artes redes sociais: Elissa Pomponio

SERVIÇO

Lançamento do livro “Memórias do Isolamento”. Dia 12 de dezembro (sábado), às 17h, no Youtube da Cia. Cênica (www.youtube.com/ciacenica). Participação da autora, Graziela Delalibera, dos entrevistados Nádia Militano, Irene Costa do Nascimento e Nelson Antonio Sinibaldi e da psicóloga Maria Carolina Gatti e do médico sanitarista Antonio Caldeira da Silva. Mediação da jornalista Vivian Lima. Grátis. Informações: grazidalla@gmail.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes