Livro internacional sobre bibliotecas relata experiências da BSP e da BVL

A Biblioteca de Utrecht, na Holanda, acaba de lançar o livro “Living Libraries: The House of the Community Around the World” (Bibliotecas Vivas: O Lar da Comunidade ao Redor do Mundo), que reúne 30 relatos de experiências significativas e inovadoras em bibliotecas – especialmente bibliotecas públicas – de todo o mundo. O capítulo sobre a América Latina foi escrito pelo bibliotecário chileno Gonzalo Oyarzún, e dedica cinco páginas às bibliotecas de São Paulo (BSP) e Parque Villa-Lobos (BVL).

Organizado por Ton van Vlimmeren, ex-diretor da Biblioteca de Utrecht, “Living Libraries” reúne artigos de especialistas de vários países sobre o papel transformador das bibliotecas. Há relatos oriundos de todas as partes do mundo: do Nepal ao Haiti, de Cingapura e da Austrália, da África à Europa e Américas.

“Este livro é um marco sobre as transformações e a renovada importância do papel das bibliotecas em todo o mundo. Traz exemplos e experiências notáveis que demonstram a potência e a atualidade das bibliotecas” diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, responsável pela gestão e implementação da BSP e da BVL, ambas equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Seu lançamento online contou com a participação da presidente da IFLA (International Federation of Library Associations ), Cristine McKenzie, e de diversos especialistas de todos os continentes. No evento, Oyarzún falou sobre a experiência da criação da BSP e da BVL em São Paulo. “As bibliotecas foram construídas em locais que antes eram muito degradados e hoje são grandes espaços que servem às comunidades nos entornos”, disse ele.

No site da Biblioteca de Utrecht, a versão digital do livro (em inglês e holandês) está disponível gratuitamente nos formatos pdf e ePub. Quem quiser o volume físico, pode adquiri-lo na mesma página por 27 euros, mais taxa de envio. Para isso, basta fazer o pedido enviando nome, endereço, país, endereço eletrônico e número de telefone para klantenservice@bibliotheekutrecht.nl.

Fonte: Assessoria de Imprensa – SP Leituras

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes