Ligas da FAMECA levam a Campanha Outubro Rosa para a praça Monsenhor Albino

No próximo dia 18 de outubro, na Praça Monsenhor Albino, das 13h às 16h, as ligas acadêmicas do curso de Medicina/Fameca da Unifipa promovem a Campanha Outubro Rosa. O objetivo é levar conhecimento para a população a respeito do câncer de mama e informar acerca das principais formas de prevenção e o diagnóstico, auxiliando no que pode ser feito periodicamente para prevenir a doença.

O projeto terá a participação de várias ligas e extensões do curso de Medicina, às quais serão encarregadas por estações individuais responsáveis por abordar cada um dos temas da campanha, relacionados a seguir. A Unifipa auxiliará na infraestrutura, marketing e divulgação da campanha. A Associação Sempre Viva e a AVCC Catanduva também participarão do evento.

As Ligas participantes e suas estações são:

• Liga de Ginecologia e Obstetrícia: Conversa com a população a respeito do autoexame das mamas. Para isso será utilizada a “mama amiga”, modelo de mama feito de material sintético dividido em quatro quadrantes; sendo que cada um mostra o aspecto de diferentes tipos de texturas e nódulos, que podem ser encontrados durante o autoexame, assim como o aspecto da mama saudável, sem alterações.

• Liga de Cirurgia Plástica: Bate-papo com o público sobre a reparação de mama e reconstrução areolar.

• Liga de Genética Médica: Bate-papo sobre aspectos genéticos do câncer de mama e importância da mamografia.

• Liga de Oncologia e Liga Acadêmica de Anatomia Geral: Bate-papo com o público a respeito do câncer de mama, abordando fatores de risco, sinais e sintomas de alarme, diagnóstico e rastreamento, tratamento e prevenção. Além disso será disponibilizada cartilha com tais informações.

• Liga de Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Dinâmica envolvendo as principais dúvidas geradas acerca do tema e abordando também as perguntas trazidas pela população.

• Grupo de Ajuda Comunitária: Arrecadação prévia de doações, como pulseiras, colares e lenços para serem entregues às mulheres como lembrancinhas no dia do evento.

• IFMSA: Distribuição de cartilhas, orientando a população sobre qual unidade de saúde procurar dependendo dos sintomas manifestados, além dos locais adequados para busca e realização de tratamento caso receba o diagnóstico de câncer de mama.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes