Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Unimed São Domingos conquista a recertificação PALC (Programa de Acreditação de Laboratório Clínicos)

O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) foi criado em 1988 para auxiliar na ampliação da Gestão da Qualidade dos Laboratórios de Análises Clínicas, sendo o maior programa latino-americano de acreditação. E, mais uma vez, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), obteve a sua recertificação.

A PALC tem como principal objetivo a melhoria da qualidade dos serviços laboratoriais, por meio de um sistema de qualidade voltado para a melhoria contínua. Tais avanços são alcançados mediante a definição de Procedimento Operacional Padrão (POP) e de auditorias constantes, a fim de construir uma cultura direcionada para a educação continuada e voltada para o controle de qualidade, garantindo assim, a segurança do paciente.

“A recertificação PALC foi um processo longo e com muita dedicação de toda a equipe, a qual gera uma enorme gratificação para todos os envolvidos, dada a importância dessa acreditação. O selo garante a qualidade e credibilidade dos serviços de análises clínicas prestados pela Unimed Catanduva”, enfatiza a coordenadora do laboratório, Márcia Abreu.

São diversas as vantagens de se obter uma acreditação, mas as principais delas são: confiabilidade nos resultados oferecidos; conformidade em obrigações legais; melhoria nos negócios e no sistema de gestão; credibilidade; e principalmente, a segurança do paciente em todos os aspectos.

“O nosso Laboratório possui um trabalho contínuo para ser recertificado pela PALC e a cada acreditação, aumenta as exigências para continuar entregando um serviço de excelência. É extremamente importante estar em cumprimento aos protocolos e garantir aos pacientes um laboratório de mais alto padrão de qualidade e análises, e que faz parte da Unimed Catanduva, além de ser o único laboratório acreditado na cidade”, disse o Diretor do Laboratório e Presidente da Unimed Catanduva, Dr. José Renato Pizzaro.

A Unimed Catanduva e o HUSD seguem aperfeiçoando seus processos para que a qualidade dos serviços prestados seja excelente e os eventos adversos sejam nulos.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes