Janeiro Roxo é mês de combate à hanseníase

Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis vai promover ações para busca de pacientes sintomáticos
O mês de janeiro ganhou o título de Janeiro Roxo e tem o objetivo de chamar a atenção para o tema ‘hanseníase’ e esclarecer a população sobre sintomas, prevenção e tratamento. A doença pode causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos, pés e olhos. O Brasil ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos entre os países que diagnosticam a doença, ficando atrás somente da Índia.
Devido ao mês de combate da doença, o Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis irá realizar algumas ações de busca ativa de sintomático neurodermatológico em pontos estratégicos do município, com o caminhão itinerante CTA móvel em parceria com algumas Unidades Básicas.


Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, outra ação planejada para o Janeiro Roxo é a intensificação de busca ativa de sintomático neurodermatológico de casa a casa. Para isso, a pasta está programando uma capacitação com os agentes comunitários de saúde de todas Unidades Básicas do município no intuito de sanar dúvidas e traçar metas de ação durante o mês de janeiro.
Essa primeira reunião com os agentes de saúde será feita de forma virtual no dia 29/12, das 14h às 16h.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes