Ivânia Soldati solicita instalação de uma “Casa Animal” para Catanduva

A primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara de Catanduva, vereadora Ivânia Soldati (Republicanos), solicitou ao Executivo a instalação de uma Casa Animal no município. A meta é oferecer atendimento médico veterinário para pets (cães e gatos) de moradores que não tenham condições de pagar pelos serviços.
O pedido de instalação da Casa Animal foi lido na sessão desta terça-feira, dia 7 de dezembro, por meio de um requerimento de autoria da vereadora. O documento foi encaminhado ao prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa.
Segundo a vereadora Ivânia, a cidade conta com aproximadamente 122 mil habitantes e muitos deles são tutores de cães e gatos em suas residências, comércio, indústrias e apartamentos.
“O número de pessoas em vulnerabilidade social aumentou durante a pandemia da Covid-19 e muitos moradores não têm condições financeiras de levar seus pets ao veterinário. A Casa Animal irá suprir essa demanda”, explicou a vereadora.

De acordo com ela, a cada dia o número de pedidos de ajuda para protetores voluntários que acolhem animais vem aumentando consideravelmente em Catanduva, assim como o número de animais abandonados pelas ruas.
“Diariamente temos denúncias de animais abandonados em Catanduva e o Centro de Controle de Zoonoses já não tem condições de atender a grande demanda de animais”, frisou Ivânia.
No requerimento, a vereadora aponta os principais espaços necessários para uma Casa Animal, que deve contar com recepção, banheiros, cozinha, sala de vacinação, sala para repouso, sala expurgo, sala de consultas, sala para análise e exames clínicos e um amplo espaço para um centro cirúrgico.
“Entre os variados serviços do local, a castração e as consultas veterinárias são os principais atendimentos essenciais para as questões de saúde pública municipal”, completou Ivânia Soldati.