Instituto Unimed Rio Preto lança projeto “Beabá Bebê Down” 

No próximo sábado, 23 de março, em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado no dia 21, o Instituto Unimed Rio Preto realiza, a partir das 14h, na Praça do Vivendas, o lançamento do projeto “Beabá Bebê Down”.

Desenvolvido em parceria com o Instituto Point Down e Hospital de Base (HB), o projeto tem o objetivo de preparar mulheres que serão mães de bebês com síndrome de Down, oferecendo informações, suporte e treinamentos específicos. Além de lições básicas sobre como lidar com a chegada de uma criança especial, o aprendizado será focado em levar mais afeto.

Aberto aos clientes Unimed Rio Preto e a toda população, o lançamento do projeto contará com a presença da deputada estadual por sete mandatos e consultora de Inclusão do Sebrae-SP, Célia Leão, além de autoridades, representantes do Instituto e da Unimed Rio Preto, do Instituto Point Down e do Hospital de Base, médicos, enfermeiros, psicólogos, crianças, adolescentes e adultos com síndrome de Down e suas famílias.

“A descoberta da chegada de um bebê com a síndrome sempre traz insegurança aos pais. Por isso, o programa nasceu com a missão de proporcionar a tranquilidade necessária para que este desafio seja encarado da melhor forma possível. Além disso, é notável o aumento do número de crianças nascidas com a síndrome nos últimos anos, o que faz do programa algo muito necessário”, explica o presidente do Instituto Unimed Rio Preto, Gilmar Valdir Greque.

“Queremos promover este debate entre pessoas envolvidas com a causa e toda comunidade. É preciso trazer a inclusão para o nosso dia a dia. Por isso, a participação de todos é fundamental”, acrescenta Greque.

Além do lançamento do “Beabá Bebê Down”, o evento contará com palestras e debates sobre inclusão. Confira programação completa:

14h – Lançamento do projeto Beabá Bebê Down

Lançamento oficialmente o novo projeto do Instituto Unimed Rio Preto.  

14h40 – Palestra: “Trissomia 21 é Neurociência: o que esses Cérebros nos revelam”

*Fernando Lauria – professor, neurocientista, fundador e CEO do Instituto Limbios de Neurociência e Educação. 

15h – Palestra: “Emprego Apoiado: Ampliando Horizontes e Transformando Vidas”

*Francynne Presibella – psicóloga pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e Supervisora de Projetos Sociais na Unilehu, organização do terceiro setor que tem por missão mobilizar os três setores da sociedade em busca da inclusão social no mundo do trabalho. 

15h20 – Palestra – “Inclusão: do papel à prática”

*Célia Leão – Advogada, deputada estadual por 7 mandatos, Consultora de Inclusão do Sebrae-SP e ex-secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. 

15h50 – Debate: “Inclusão: do papel à prática”

*Maria Cristina de Godoi Augusto – Secretária da Mulher, PCD e Igualdade Social de São José do Rio Preto;

*Simone Secco – Médica psiquiatra e representante da APAE,;

*Paulo César (Jatobá) – Fundador do CAD (Clube Amigos dos Deficientes) e atual Presidente do Conselho Fiscal do CBCP (Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos), ;

*Regina Fornari Chueire – Médica fisiatra e diretora do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro em Rio Preto;

*Regiane Candido Rodrigues Pires – Fisioterapeuta especialista em Orientação e Mobilidade e Responsável pela equipe técnica do Centro de Reabilitação Visual Instituto dos Cegos Rio Preto;

*Adriane Cirelli – Diretoria Voluntária de Relacionamento da ARCD (Associação de Reabilitação da Criança Deficiente); 

*Valéria Prado Scott – Gestora regional do Programa Sebrae Delas e Inclusão Produtiva;

*Bruno Ramires Valejo – representante da Associação Renascer.

Fonte: Comunic Comunicação Estratégica

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes