Inscrições para concurso de poesia são prorrogadas até agosto

Abra o coração e prepare o repertório! A Prefeitura de Catanduva, por meio das secretarias de Cultura e Educação, prorrogou até agosto o prazo para as inscrições do concurso de poesia que irá envolver alunos das escolas municipais, estaduais e particulares e público em geral. O tema escolhido para esse ano é “Em tempos de pandemia, vamos viralizar poesia”.

De acordo com o regulamento, o concurso terá duas categorias: Escolar, com alunos de 3º, 7º e 8º ano do ensino fundamental da rede municipal, e, Geral, aberta para todos, inclusive alunos de escolas particulares e estaduais. A categoria Geral será dividida em infanto-juvenil, para crianças e jovens de até 17 anos e adulta, para pessoas acima de 18 anos.

No total, 20 poesias serão selecionadas para a final, sendo cinco de cada subdivisão. Cada autor poderá participar com no máximo duas poesias, escritas em Língua Portuguesa, com liberdade poética, respeitando as normas gramaticais com, no máximo, seis estrofes com quatro linhas. Os espaços deverão ter até 30 linhas ou 24 linhas direto, no formato A4, Fonte Arial e tamanho 12. As poesias deverão ser identificadas por um pseudônimo.

Os interessados devem se inscrever de forma virtual até 29 de agosto pelo email concursodepoesiascatanduva2021@gmail.com.

Na primeira etapa da seletiva, os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, que analisará o material recebido e selecionará, por meio de notas, os poemas. O resultado será publicado em 23 de julho.

A final do concurso será realizada no dia 11 de setembro a partir das 15 horas no Teatro Municipal Aniz Pachá. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria. 1º lugar: R$ 500, 2º lugar: R$ 200 e 3º lugar um livro. Os participantes que não foram premiados, mas que tiveram classificação serão homenageados com Menção honrosa.

“Além da premiação para os primeiros colocados, todos textos classificados para a grande final serão publicados em um livro eletrônico, disponibilizado para download. “Em tempos tão difíceis, a arte e a poesia servem de conforto para o coração e a alma. Com essa iniciativa, queremos valorizar e estimular o hábito da leitura e da escrita, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes! Espero que toda a sociedade se envolva, principalmente as crianças e jovens da nossa cidade e região”, destaca a secretária de Cultura, Luzia Girade.

Cronograma:

Inscrições: de 1º de junho a 29 de agosto

Primeira etapa – seletiva: de 1 a 7 de setembro

Publicação dos selecionados: 8 de setembro

Segunda etapa – Premiação final: 11 de setembro

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes