Inscrições para Asè Festival terminam nesta segunda, dia 22

Evento realizado com auxílio da Lei Aldir Blanc recebe propostas envolvendo a cultura negra e a indígena, a cultura LGBTQIA+, teatro, dança, música, economia criativa, artes plásticas, cultura popular, patrimônio cultural material e imaterial e literatura

Evento que irá celebrar a arte, a cultura e a ancestralidade negra e a cultura indígena, o Asè Festival Cultural recebe até esta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, inscrições de propostas para compor sua programação de apresentações e atividades formativas. O festival será realizado de 31 de março a 11 de abril, em formato online. Podem se inscrever como proponentes exclusivamente artistas autodeclarados pretos, pardos e indígenas, assim como grupos e coletivos com integrantes dentro desse perfil.

Idealizado pelas artistas Beta Cunha e Jaqueline Cardoso, de São José do Rio Preto (SP), o festival irá selecionar 35 propostas, contemplando a cultura negra e a indígena; a cultura LGBTQIA+; teatro; dança/movimento; música; economia criativa; artes plásticas; cultura popular/artesanato; patrimônio cultural material e imaterial e literatura. As propostas selecionadas estarão divididas entre as seguintes ações:

· Ka Oriki (Yorubá, significa ‘Ler Textos’): série de 12 vídeos de poesia (exclusiva para mulheres);

· Kika Itan (Yorubá, significa ‘Lendo História’): quatro contações de histórias africanas e/ou indígenas;

· Ikosile (Yorubá, significa ‘Expressão, Expressar-se’): 12 apresentações artísticas (nas áreas de música popular afro-brasileira e/ou indígena; dança/movimento; performance LGBTQIA+ e teatro);

· Pin’Mo (Yorubá, significa ‘Eu Compartilho’): seis atividades formativas (nas áreas de ritmos africanos, brasileiros ou indígenas para atabaque e instrumentos dessas linguagens; culinária afro-brasileira ou indígena; comidas de santo/orixás; tradição dos cabelos afros e adornos de cabeça da cultura afro; dança e movimento africanos ou afro-brasileiros);

· Kikun Orisha (Yorubá, significa ‘Pintura de Orixá’): exposição de artes plásticas e bate-papo (serão selecionados três projetos).

A ficha técnica dos projetos inscritos deve ter pelo menos 80% de pessoas pretas, pardas ou indígenas. Pelo menos 80% das atrações selecionadas serão de residentes de São José do Rio Preto.

Como inscrever

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário online no link https://bit.ly/InscricoesAseFestival, disponibilizado no Instagram do festival (@asefestivalcultural). No link, também constam o regulamento completo e as demais instruções para a inscrição.

Uma comissão formada por três artistas de São José do Rio Preto selecionará as propostas. Cada projeto selecionado receberá um cachê que poderá variar de R$ 150,00 a até R$ 2.000,00, conforme a modalidade.

O resultado será divulgado no dia 1º de março, no Instagram @asefestivalcultural, e também informado por e-mail aos proponentes selecionados.

Convidados

A programação do Asè Festival contará ainda com a série de vídeos “Orixás e Entidades, o Poder da Natureza”, com a participação de 16 mestres/as de saberes do candomblé e umbanda, entre os/as quais, babalorixás, yalorixás, padrinhos/madrinhas de umbanda e ogãs. Para a série, os/as participantes foram convidados/as pela produção executiva do festival e os vídeos estão em fase de produção.

O festival será transmitido pelo YouTube (http://bit.ly/YouTubeAseFestival) e Instagram (@asefestivalcultural).

O projeto Asè Festival Cultural é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:

Asè Festival Cultural

Inscrições: até 22 de fevereiro, segunda-feira

Público-alvo: artistas autodeclarados pretos, pardos e indígenas, assim como grupos com integrantes com esse perfil (a ficha técnica dos projetos deve ter pelo menos 80% de pessoas pretas, pardas ou indígenas)

Formulário de inscrição e regulamento: https://bit.ly/InscricoesAseFestival

Mais informações: e-mail asefestival@gmail.com ou Whatsapp (17) 99773-5520

Asè Festival Cultural na internet: YouTube http://bit.ly/YouTubeAseFestival | Instagram @asefestivalcultural

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes