Idosos têm dieta personalizada no Recanto Monsenhor Albino

O Recanto Monsenhor Albino possui vários programas que promovem qualidade de vida. Cuidados com a alimentação e acompanhamento nutricional se tornam fundamentais, pois é quando ocorrem mudanças fisiológicas significativas que prejudicam a nutrição adequada para o idoso.

Mensalmente, os idosos assistidos pela entidade passam por acompanhamento individualizado que garantem melhor qualidade no processo de envelhecimento, como avaliações nutricional e antropométrica que determinam a rotina diária de cada um. “O objetivo da avaliação é acompanhar o estado nutricional dos idosos, para poder adequar a dieta, assim como as práticas de atividades físicas”, frisam Mayara Danieli de Oliveira e Suzana Lopes, nutricionista e educadora física, respectivamente, da instituição.

Segundo as profissionais, o tratamento individualizado é feito em duas circunstâncias. “O peso das pessoas idosas que se locomovem é aferido por meio de balança e são anotadas as circunferências da panturrilha, cintura e braço, além do cálculo do IMC (índice de massa corporal). A análise das pessoas idosas cadeirantes e acamadas é feita pelas circunferências com base em fórmulas e também o cálculo de IMC. Em seguida, os dados são compartilhados e discutidos com a equipe multiprofissional”, explicam.

Como protocolo, caso o estado nutricional não esteja adequado, a alimentação pode ser complementada de forma individualizada, visando sempre a recuperação nutricional do idoso. “Assim, adequam-se as dietas e orientações nutricionais, bem como as atividades físicas para manutenção da massa magra e retardar a perda da mesma”, complementam as profissionais.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes