IDEB: Rede municipal supera meta para 2021 nos anos iniciais

A rede municipal de ensino de Catanduva é destaque na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta terça-feira, dia 15. Os alunos do 5º ano superaram, em 2019, a meta prevista para o ano de 2021, com pontuação de 6,7. O esperado era a média de 5,8 e em 2021 de 6,1.

Desde 2007, a educação pública oferecida no município supera as metas projetadas para o ensino, resultado que estimula educadores e alunos a evoluírem cada vez mais na aprendizagem em sala de aula.

“Quero agradecer ao empenho de todos os professores, que são os atores das salas de aula, atores desse processo, responsáveis pela aprendizagem dos alunos. E também aos gestores, que se empenharam para o sucesso desse trabalho”, enalteceu a secretária de Educação, Tânia Aparecida Ribeiro Fonseca.

Apesar do resultado positivo para as turmas iniciais, o Ideb 2019 revelou que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram resultado abaixo do esperado. O índice na avaliação foi 5,0, sendo que a meta projetada era de 5,6.

“Catanduva tem um grande desafio que é justamente melhorar os índices das escolas do Ensino Fundamental II. Sabemos que todos se empenharam bastante, mas que o aluno precisa se empenhar mais, pois todos em conjunto dessa obra que é a educação têm sua parcela de responsabilidade”, ponderou a educadora.

Segundo ela, os dados devem agora ser estudados pelos gestores para que seja traçado um plano de ação, a fim de que sejam alcançados melhores resultados.

“Um dos índices que puxou esse resultado foi a questão da reprovação, apesar de todo diálogo entre professores, gestores e famílias. A prévia, antes da pontuação referente à reprovação, apontava para média 7, sendo que posteriormente caímos para 5. Apesar disso, a maioria das escolas atingiu a meta para 2019”, finaliza.

Fonte: Assessoria/Prefeitura