HPA concretiza terceira captação de órgãos

O Hospital Padre Albino realizou sua terceira captação de órgãos nesta quinta-feira (10/08). Os rins foram doados por paciente de 60 anos acometida por aneurisma cerebral, tendo sua morte constatada no dia 9.

“Após exames clínicos e diagnósticos para o caso, os familiares foram então informados sobre a possibilidade da doação, sendo totalmente favoráveis a esse gesto tão importante”, disse o enfermeiro Carlos Mancini Gomes, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes/CIHDOTT da Fundação Padre Albino.

Equipes médicas do HPA e Hospital de Base de Rio Preto realizaram todos os testes de compatibilidade e provas clínicas, sendo priorizada a captação dos rins. “A cirurgia vai poder contemplar até duas pessoas que poderão sair da rotina dialítica e voltarem a realizar seus afazeres rotineiros junto de seus familiares”, frisou Carlos Gomes.

O coordenador reforça a importância das equipes responsáveis em atender os familiares estarem envolvidas e preparadas para esse processo. “Essa doação garante que pessoas na fila de espera possam ser atendidas com o transplante. Estamos em constante capacitação para que estejam aptos na abordagem nestes momentos”, garante.

Desde o início do ano foram quatro captações concretizadas. Três captações de órgãos relizadas pela equipe do HPA e houve uma no HEC.

A Organização de Procura de Órgão/OPO-SJRP, da qual os hospitais da FPA fazem parte, apresentou um dos melhores índices do Estado no processo de doação e transplantes de órgãos. Carlos faz o apelo: “seja você também doador de órgãos. Manifeste seu desejo; informe seus familiares e nos ajude a sempre salvar mais vidas!”

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes