HPA aprimora sua equipe em reanimação cardiopulmonar adulta

No período de 26 a 30 de junho último, os profissionais de enfermagem e fisioterapia do Hospital Padre Albino/HPA participaram de capacitação especializada em Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Promovida pelo Núcleo de Educação Permanente do HPA, o treinamento teve como objetivo aprimorar a assistência prestada aos pacientes adultos em situações de emergência, proporcionando maior qualidade e segurança no atendimento.

Durante cinco dias, divididos em períodos da manhã e tarde, a equipe de enfermagem dos setores de internação e ambulatorial do hospital fez imersão teórica e prática da RCP. Sob orientação técnica do enfermeiro da Unidade de Urgência e Emergência, Diego Henrique de Souza, os participantes receberam práticas atualizadas sobre os protocolos e diretrizes mais recentes no campo da reanimação cardiopulmonar.

A capacitação abordou temas essenciais, incluindo reconhecimento precoce de parada cardiorrespiratória e técnicas adequadas de compressões torácicas. Além disso, foram realizados treinamentos práticos em manequins simuladores, permitindo aos participantes simular as habilidades aprendidas e receber feedback individualizado.

“O reconhecimento dos sinais e sintomas que demonstram gravidade nos pacientes é extremamente importante. O atendimento antecipado pode evitar a evolução para uma parada cardiorrespiratória (PCR), choque, insuficiência respiratória ou piora do quadro clínico.  O raciocínio rápido e a habilidade da equipe de enfermagem fazem toda a diferença quando se trata de atendimento emergencial”, salienta Diego.

Ao investir na capacitação de seus profissionais, o HPA demonstra seu comprometimento em proporcionar ambiente de cuidado de alta qualidade e em constante evolução, principalmente em situações críticas que requerem ação imediata”, assegura a enfermeira coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Ana Lúcia dos Santos. “A assistência de enfermagem eficiente prestada às vítimas é o grande foco do atendimento emergencial. Isso exige que os profissionais necessitem de capacitação constante para o atendimento ágil, resolutivo e humanizado das urgências em nosso hospital”, ressalta a coordenadora do NEP. “A equipe de enfermagem, agora munida com conhecimentos atualizados e habilidades aprimoradas em RCP, está preparada para lidar de forma eficaz e segura com casos de parada cardiorrespiratória, garantindo resposta rápida e adequada, garantindo a qualidade da assistência e a segurança do paciente”, pontua Ana Lúcia.