HEC adquire Placa de Raio X digital e qualifica a precisão dos diagnósticos médicos

O setor de Radiologia do Hospital Emílio Carlos começou a utilizar a nova placa de Radiologia Digital, com tecnologia avançada para o diagnóstico de várias doenças, em suas rotinas de trabalho. O equipamento está em funcionamento e atende pacientes internados na unidade e os que chegam para exames ambulatoriais através do sistema SIRESP – Sistema informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

A supervisora de Aplicações Técnicas Radiológicas do hospital, Paula Lonardelli, destacou que o equipamento moderniza o atendimento e diagnóstico dos usuários agilizando o trabalho de médicos e técnicos. “A nova placa, usada em todos os aparelhos de Raio-X, radiografa as imagens das estruturas internas do corpo com alta definição e, imediatamente, as envia para o profissional no ambulatório ou no local onde o paciente está. O técnico faz a radiografia e a imagem é gerada diretamente no monitor”, explicou Paula.

Pensando em sustentabilidade, outra importante mudança no serviço é que no Raio-X Digital não é necessário a utilização de placas ou revelação de filmes. “Sendo assim, em comparação com o método tradicional, o digital não passa pelo processo de revelação, já que não faz uso de filmes dotados de produtos químicos. Isso permite uma abordagem mais ecológica, preservando o meio ambiente”, ressalta a supervisora.

SONY DSC

Da marca Konimagem, o equipamento promete fluxo de trabalho aprimorado e velocidade nos exames. Para garantir a maior usabilidade, no último dia 17 de outubro toda a equipe de Radiologia do HEC passou por treinamento com a representante Giovanna Nastre Labate. “O principal benefício da radiografia digital é o fato da agilidade no resultado e a segurança do paciente de não precisar ficar repetindo o exame. Além disso, o médico tem mais possibilidades de trabalhar na imagem, pois, se está mais escura, é possível clareá-la e ampliá-la sanando qualquer dúvida que possa surgir durante a verificação do exame”, explicou a aplication da marca.

Referência para 19 municípios da microrregião, o Hospital Emílio Carlos atende acima de 90% pelo SUS, e somente em 2022 realizou mais de 28 mil exames de Radiologia. O HEC é mantido pela Fundação Padre Albino que recentemente conquistou o ‘Selo Doar 2023 – Gestão e Transparência’, certificado pelo Instituto Doar.

Fotos: Comunicação FPA

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes