Haddad acusa Bolsonaro de criar ‘organização criminosa’ para espalhar fake news

Dimitrius Dantas – O Globo

SÃO PAULO – O candidato do PT, Fernando Haddad, acusou o seu adversário, Jair Bolsonaro (PSL) de ter criado uma organização criminosa para distribuir mensagens falsas de WhatsApp. O petista afirmou que a campanha do capitão da reserva está utilizando dinheiro de caixa dois para espalhar fake news no aplicativo.

A acusação tem como base uma reportagem da “Folha de S. Paulo”, publicada nesta quinta-feira. O jornal apurou que empresas que apoiam a candidatura de Bolsonaro firmaram contratos de até R$ 12 milhões com serviços especializados em “disparar” mensagens em massa. De acordo com a reportagem, as mensagens são desfavoráveis ao PT, e os acordos preveem o envio de centenas de milhões de mensagens. Segundo a reportagem, esses pagamentos podem configurar doação ilegal à campanha, já que não foram declarados e beneficiariam o candidato do PSL.

– O jornal comprova que o meu adversário, deputado federal por 28 anos, criou uma organização criminosa de empresários que, mediante caixa dois, dinheiro sujo, está patrocinando mensagens, pelo WhatsApp, mentirosas – disse o candidato em entrevista à Rádio “Tupi”, do Rio de Janeiro.

Haddad prometeu pedir providências para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e para a Polícia Federal. O petista chegou a cobrar a prisão imediata dos empresários envolvidos, que classificou de corruptos.

– Já tem nome de empresário, já tem nome de empresa, já tem contrato, valor pago mediante caixa dois, o que é crime eleitoral. Nós vamos para a Justiça Eleitoral impedir o deputado Bolsonaro de violentamente agredir a democracia como ele fez a vida inteira. Nunca respeitou a democracia e não está respeitando neste momento. Fazer conlui com dinheiro para violar a vontade popular é crime – acusou Haddad.

O candidato do PT provocou o adversário e disse que Bolsonaro, que “foge dos debates”, não poderia fugir da Justiça.

– Ele, que diz que faz campanha pobre, foi desmentido hoje. A campanha dele é a mais rica do país, com dinheiro sujo – disse Haddad.