Gleison Begalli propõe moção de apoio em favor do piso salarial nacional para profissionais de enfermagem

O reconhecimento da importância da enfermagem como peça fundamental e relevante no âmbito dos serviços de saúde não corresponde à remuneração digna dos profissionais do setor, pois não há um piso salarial definido para a categoria, fazendo com que se submetam a regimes de remuneração injusta, incompatível com o nível de formação acadêmica e técnica, exigido para o exercício da profissão, bem como sujeita estes profissionais ao aumento da carga horária e jornada duplicada, levando a sobrecarga de trabalho.
Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei nº 2.564/2020, que altera a Lei n° 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.
O presidente da Câmara de Vereadores de Catanduva, Gleison Begalli (PDT) apresentou Moção de Apoio ao PL 2.564/2020 de maneira que sejam oficiados o Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Betânia Maria Pereira dos Santos e o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP), James Francisco Pedro dos Santos, certificando-os desta nobre intenção.
O Presidente Gleison Begalli destaca que ficou notório, durante a pandemia do novo Coronavírus, à dura rotina enfrentada por quem se dedica ao cuidado, mesmo com salários defasados, condições de trabalho indignas e em certos casos subvalorizados. “Estes profissionais de enfermagem estão na linha de frente se sacrificando para ajudar a conter o colapso sanitário em que vivemos”, destacou o presidente do Legislativo catanduvense.
Por fim Gleison pontua que “é de suma importância a valorização da classe, tanto nesse momento de pandemia quanto em todos os outros programas de saúde, para continuarem atuando de forma eficiente e humanizada”, concluiu.