Ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli alerta para os principais sinais do corpo

Mulheres não precisam depender da tabelinha para saber se estão férteis. Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli, algumas pacientes sentem até mais desconforto durante o período fértil do que na chegada da menstruação. “Além do aumento de um grau na temperatura basal, a secreção vaginal engrossa e ganha aspecto de muco para avisar que o momento é propício,” afirma o médico.

Outro ponto bastante importante lembrado pelo ginecologista é evitar refrigerantes, adoçantes e cafeína. “Alimentos industrializados em geral devem ser evitados uma vez que podem contaminar o corpo e demandar mais energia do organismo que acaba perdendo vitalidade e, consequentemente, fertilidade. O consumo de aspartame pode ainda causar malformação do bebê durante a gravidez”, afirma Mantelli.

O consumo de ácido fólico (folato), fundamental na formação da hemoglobina, é determinante no bom desenvolvimento do feto durante o primeiro trimestre da gestação.
Ao contrário do que muita gente pensa, aumentar a quantidade de sexo não aumenta as chances de emplacar uma gravidez. Mais importante do que o número de vezes, é a quantidade de espermatozoides em cada relação sexual. O ideal é que as relações aconteçam em dias alternados.

Domingos Mantelli – Ginecologista e obstetra. É formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA), com residência médica na área de ginecologia e obstetrícia pela mesma instituição. Também é autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”.

Fonte: Comunicação & Marketing