Funfarme encerra 2021 com números expressivos no combate à Covid-19

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Funfarme, fundação que administra um dos maiores e mais importantes complexos de saúde do país, tendo como uma de suas instituições o Hospital de Base (HB), se destacou no enfrentamento na pandemia investindo em melhorias de sua infraestrutura, contratações de profissionais capacitados, além de importante participação em diversos estudos nacionais e internacionais no desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra a Covid.

Para conseguir atender toda a demanda de pacientes em emergência Covid e não-Covid, foram necessárias diversas contratações, que chegaram a um total de 657 em 2020 e 250 em 2021, totalizando 907 profissionais. Com isso, a Funfarme conseguiu atender quase 50.000 pessoas nos últimos dois anos, dos mais de 102 municípios que abrangem a área de cobertura do complexo.

O número expressivo de atendimentos só foi possível graças às melhorias de infraestrutura realizadas no complexo, na viabilidade de novos leitos, tanto de enfermaria, quanto de UTI e unidades respiratórias. Ao todo, foram 280 leitos de enfermaria e 183 de UTI, somando 463 novos leitos para que toda população fosse assistida.

Em razão disso, a Fundação também foi exitosa e já ultrapassou a marca de 5 mil altas de pacientes pela Covid-19. Tudo isso, graças à boa gestão do complexo, que garantiu durante toda pandemia o abastecimento, tanto de medicamentos, quanto de oxigênio. Cenário este oposto ao ocorrido nacionalmente em alguns estados com a falta de insumos para produção de diversas medicações.

Embora o complexo seja a referência para o atendimento de mais de 2 milhões de habitantes dos 102 municípios pertencentes à Divisão Regional de Saúde de Rio Preto (DRS XV), seus hospitais e demais unidades (hemocentro e unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro) atraem pessoas de todas as regiões do Brasil e até da América Latina, que reconhecem a qualidade da medicina e de seus serviços.

Isto faz com que a Funfarme apresente números impressionantes, que a colocam entre os maiores complexos hospitalares do Brasil. São mais de 794 mil atendimentos por ano feitos por 1.630 médicos e outros 1.700 profissionais da Saúde. No total, a Funfarme possui 7.500 colaboradores, população maior do que as de algumas cidades do Noroeste paulista.

Hospital da Criança e Maternidade (HCM)
Como maior polo de atendimento à Covid-19 na região Noroeste Paulista, O HCM possui atualmente 30 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI. O HCM também é referência em gestação de alto risco, parto prematuro, oncologia, cirurgia cardíaca pediátrica e neurocirurgia pediátrica, além de contar com uma das mais bem estruturadas UTIs Neonatais do Brasil. O hospital realiza cerca de 47 mil atendimentos por ano, 57 mil atendimentos de emergência e 6 mil cirurgias pediátricas.

Centro Integrado de Pesquisas (CIP)
O Centro Integrado de Pesquisas do Hospital de Base (CIP) teve importante papel no avanço científico mundial participando de 4 estudos internacionais de vacinas contra a Covid e outros 25 estudos de medicações que visam combater o coronavírus. O CIP do HB é um dos maiores centros de pesquisas da América Latina.

Hemocentro
Mesmo durante a pandemia a instituição continuou com suas campanhas junto à população para manter os estoques em níveis suficientes para atender a demanda. Ao longo deste ano, o Hemocentro alcançou 6 mil novos doadores de medula óssea, 33 mil bolsas de sangue captadas, 12 mil atendimentos e 39 instituições de saúde atendidas pela instituição.
Instituto de Reabilitação Lucy Montoro
O instituto Lucy Montoro atende atualmente a 102 municípios da região da DRS XV e alguns da região da DRS V, tratando de amputações, lesões medulares, lesões encefálicas, doenças neuromusculares, entre outros. Em 2021 o Lucy Montoro dispensou 2 mil órteses e próteses, além de realizar 57 mil atendimentos ao longo do ano.

Ambulatório de Especialidades
Ligadas ao HB e HCM, o Ambulatório atende 35 especialidades e subespecialidades, além de contar com equipe multiprofissional composta por psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais. O Ambulatório conta também com 47 salas de procedimentos e 140 consultórios.

Ações sociais
Com objetivo de se aproximar ainda mais da população, a Funfarme promove a solidariedade por meio de suas campanhas institucionais com a comunidade. Ao longo de 2021 foram diversas, entre elas, teve destaque o projeto Sopa Solidária que ajudou 4 instituições de Rio Preto fornecendo mais de 25 mil quilos de alimentos, produzindo quase 100 mil refeições neste ano.

Além de importante contribuição nesse sentido, o complexo pôde informar os moradores de Rio Preto com as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, ambas na comunidade da Vila Itália, além da campanha de prevenção contra o câncer de pele Dezembro Laranja, que aconteceu em um shopping da cidade com médicos da instituição levando informação e interagindo com a população.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes