‘Fundação na praça’ fortalece a XXXI Semana Monsenhor Albino

Atendimentos gratuitos, orientações e interatividade marcaram mais uma ‘Fundação Padre Albino na Praça’ na manhã de 24 de setembro, integrante da programação da 31ª Semana Monsenhor Albino. Todas as unidades de negócios da FPA foram distribuídas em 17 tendas na Praça Monsenhor Albino, com ofertas de serviços gratuitos para as pessoas que passavam pelo local. “O objetivo da Semana, além de reforçar a memória e todo o legado que nosso Venerável Padre Albino deixou é também mostrar à comunidade os serviços que a Fundação oferece nas áreas de saúde, educação e assistência”, ressalta Maria Cândida Gil Vitral, coordenadora de marketing.

O Centro Cultural e Histórico levou à praça objetos para que o público tivesse maior contato com o conteúdo histórico do Padre Albino. “As pessoas ficam curiosas em saber como era o chapéu, o relógio, até os sapatos bem humildes que Pe. Albino usava em suas andanças para pedir donativos. Quando olham para a igreja Matriz que ele construiu, se surpreendem”, disse o coordenador do centro cultural, Prof. José Cione Neto.

Na área da saúde os hospitais Emilio Carlos e Padre Albino apresentaram suas conquistas na área de humanização e qualidade, como o ‘Selo Amigo do Idoso’ e ‘Qualificação Hospital Amigo da Criança’. O AME Catanduva orientou quanto ao desmarque consciente de consultas agendadas com o projeto ‘Ame ao próximo’ e distribuiu mudas de hortaliças e plantas medicinais. O Padre Albino Saúde levou equipe para coleta de hemograma gratuito e oferta de brindes aos visitantes.

O Recanto Monsenhor Albino, levou produtos cultivados em sua horta orgânica e presenteou os participantes por meio de jogos lúdicos aplicados aos seus institucionalizados.

Interatividade

A população também foi mais participativa nessa edição, pois alguns stands permitiam a interatividade. Quem visitou o stand do curso de Farmácia/Unifipa pode fabricar seu próprio creme hidratante para cutículas e outros cosméticos. “Muito legal essa experiência de misturar os ingredientes e usar um creme que eu mesma fiz”, falou uma visitante do local. Outras interações aconteceram, como o quizz do curso de Administração, jogo da memória do curso de Direito, e turma da Pedagogia com seus jogos educativos que fizeram a alegria das crianças. Também foram para a praça os cursos de Engenharia Agronômica, Enfermagem, Educação Física, Biomedicina, com testes de glicemia, e Medicina, que montou um CTI cênico. O Colégio Catanduva divulgou seu trabalho com o curso Técnico de Enfermagem, com oferta de bolsas de até 100%.

Solidariedade

Com o evento ‘O rádio abraça o HCC’, as emissoras Jovem Pan, Band FM, Nativa, Ondas Verdes, Vox, Mix e Clube FM fizeram transmissão simultânea para arrecadar fundos para o Hospital de Câncer de Catanduva. A cada doação recebida por meio de PIX ou no local, um sino era tocado, simbolizando a esperança que move o trabalho do hospital.

(Fotos: Comunicação FPA)

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes