Foodservice emprega mais de 6 milhões de brasileiros em 2023

Entre janeiro e setembro de 2023, o setor de foodservice foi responsável pela geração de 6,1 milhões de empregos no Brasil, apresentando um crescimento de 7% em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados constam no relatório “Reflexo da Pandemia nos Foodservices”, elaborado pela Consultoria Melius e publicado pela Revista Exame.

As atividades econômicas do setor abrangem uma ampla gama de empresas dedicadas à preparação e distribuição de refeições para consumo fora de casa. Tradicionalmente associado a bares, lanchonetes, restaurantes e bistrôs, o conceito também inclui distribuidores, prestadores de serviços e profissionais que atuam no atendimento de balcão e mesa.

Nesse cenário tão diversificado, o delivery se destaca como alternativa essencial que se integrou perfeitamente ao segmento. O serviço não só ampliou o alcance das empresas, mas também se tornou mais relevante durante a pandemia, quando quase 90% dos restaurantes aderiram ao delivery, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Aproveitando a mudança de comportamento dos consumidores, em 2021, o aplicativo Papa Delivery chegou ao mercado conquistando números expressivos, com ideia de entregar de tudo, desde lanches, açaí, marmitas e outros itens ligados à alimentação, mas também cosméticos, materiais de construção e produtos para animais de estimação.

Em 2022, o faturamento da empresa, presente em 24 estados do Brasil, foi de R$ 16 milhões. Já em 2023, a expectativa dos sócios Ciro Thiago Neto e Gabriel Medeiros é fechar o caixa com R$ 25 milhões, salto que reflete não apenas a ascensão individual da empresa, mas a vitalidade do setor de foodservice como um todo.

Bom para investir
Diante dessa perspectiva otimista, e visando manter o crescimento consistente e sustentável do Papa Delivery, os sócios incluíram recentemente na estratégia do negócio a abertura para novos investidores, a partir de R$ 35 mil, com rentabilidade mínima de 1.5% ao mês sobre o capital investido.

“É um modelo ideal para um investimento com segurança e rentabilidade. Cuidamos de toda a operação do negócio, desde a parte jurídica à parte estratégia, tecnológica, comercial e contábil. Todos os meses distribuímos os dividendos entre nossos investidores, apresentando relatórios completos da empresa”, afirma Gabriel Medeiros.

Além de entregar de tudo, o Papa Delivery não cobra uma taxa de comissão sobre as vendas realizadas dentro da plataforma. Ou seja, os estabelecimentos cadastrados pagam somente uma mensalidade com valor fixo.

“Identificamos que as altas taxas cobradas por outras plataformas prejudicavam a lucratividade dos parceiros e limitava seu crescimento. Sem cobrar taxas de comissão por venda, favorecemos uma margem de lucro maior para os estabelecimentos e preços mais adequados e acessíveis aos usuários, estimulando o consumo e a fidelidade na plataforma”, explica Ciro Thiago Neto.

Sobre a CG Group
O aplicativo Papa Delivery foi desenvolvido com a proposta de entregar de tudo, desde lanches, açaí e marmitas até cosméticos, materiais de construção e produtos para animais de estimação. A plataforma é uma das empresas pertencentes ao CG GROUP, uma holding comandada pelos empreendedores paulistas Gabriel Medeiros e Ciro Thiago Neto. Além dessa, a holding mantém outras três importantes marcas de sucesso: CompreGados, Bebidas Online e Gin Morisson.