Flid chega à 4ª edição com programação cultural online diversificada

Incentivo à leitura que atravessa fronteiras. O Festival Literário Dell’arte começa nesta segunda-feira, dia 18 e traz uma programação cultural diversificada. Neste ano, o Flid que já reuniu mais de 6 mil pessoas, chega à 4ª edição com atrativos online para alcançar e estimular cada vez mais pessoas a se encontrarem no prazer da leitura.

O projeto foi aprovado pelo Edital de Incentivo Às Artes 2020, e é executado com recursos Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017/2020 do Governo Federal. A coordenação é de Rafael Back. “Para uma cidade se desenvolver, cultura e educação são primordiais. Nesse sentido todas as ações da Dell’arte são para colaborar com esse objetivo. Fazer de Catanduva uma cidade de leitores e promover o acesso à cultura e arte são garantias da transformação de nossa gente”, destaca o coordenador do projeto.

A programação se estende até quinta-feira, dia 21 e todo o conteúdo estará disponível nas páginas: www.facebook.com/rafaelback23 e www.facebook.com/dellartecatanduva. A estreia do festival reuniu duas contações de história logo pela manhã e bate-papo com a jornalista Tamiris Volcean, autora do livro “Solidões Compartilhadas” à noite.

Nesta terça-feira, dia 19, o público já conferiu os “Contos para Gente Grande: O Peixe Extraordinário e a Visita do Diabo” e a oficina “A narração através das telas”, com Rafael Jorda, do Núcleo Condão. No início da tarde, Rafael Back apresentou a leitura do conto “Sôroco, Sua Mãe, Sua Filha” do livro “Primeiras Estórias” de Guimarães Rosa. Ainda nesta terça-feira, só que às 20 horas haverá uma live com o poeta Eduardo Benetti, que já conduziu o Grupo de Poesia Guilherme de Almeida. Ele se apresenta com os jovens autores João José e Isabela Bistafa. No encontro, os artistas compartilharão as experiências de adentrar no universo literário e os desafios de quem escreve livros em um momento de tecnologia.

Na quarta-feira, dia 20, haverá contação de história com a artista Priscila Rodrigues que narrará dois clássicos: “Doroteia, a Centopeia”, de Ana Maria Machado e “O Menino que foi ao Vento Norte”, de Bia Bedran. A apresentação começa a partir das 10 horas e mostra o símbolo da nossa cultura popular: um conto para cantar, contar e viajar no encanto das histórias que atravessam os tempos de geração em geração. Às 20 horas será a vez de conferir a apresentação do escritor Vitor Hugo, autor do livro “Segredos Mágicos”. A obra tem o propósito de auxiliar as pessoas a garantir o equilíbrio necessário entre pilares importantes da vida como a produtividade no ambiente profissional, sem prejudicar a qualidade de vida, controle das emoções e ação na realização de sonhos e projetos.

No encerramento da programação, na quinta-feira, dia 21, será a vez de conferir a história de “O menino que Catava Estrelas”, história de Adeilson Salles narrada por Rafael Jorda. A contação começa a partir das 10 horas e traz a ternura de Leco, menino que tem os olhos encantados e vê estrelas onde o mundo enxerga dor. Na sequência haverá a oficina do Núcleo Condão com foco no imaginário do contador de histórias. A atividade é voltada para professores e contadores.

Às 13 horas, a Kombi Filomena, do Grupo Cabrabão, aparece na área, com a intervenção “Poesia na Rotina” que circulará por bairros da cidade com contos e poesias gravadas por artistas. Para fechar com chave de ouro a programação, às 20 horas, o jovem escritor Guilherme Bartholomeu compartilhará com o público a história e criação do seu primeiro livro de crônicas “A Queda do Rei” – Um universo de conflitos políticos e com criaturas mágicas. Para quem é fã do universo fantástico, essa obra faz uma viagem em uma história medieval repleta de reis, elfos, anões, orcs e criaturas folclóricas brasileiras, com direito a muita aventura e emoção.

Programação do Flid 2021

  • Dia 18, às 20h – Encontro com Tamiris Volcean, autora do livro “Solidões Compartilhadas”.
  • Dia 19, às 10h – Contação de história e oficina com o Núcleo Condão. Conto “O encontro com o Diabo” e oficina de narração através da tela.
  • Dia 19 às 13h – Leitura com Rafael Back do conto “Sôroco, sua mãe, sua filha” de Guimarães Rosa.
  • Dia 19 às 20h – Encontro com o escritor Eduardo Benetti e os jovens escritores João José e Isabela Bistafa.
  • Dia 20 às 10h – Contações de histórias com a atriz Priscila Rodrigues. Os contos serão “Dorotéia, a Centopeia” e “O Menino que foi ao Vento Norte”
  • Dia 20 às 20h – Encontro com Vitor Hugo, mágico e escritor do livro “Segredos Mágicos”.
  • Dia 21 às 10h – Contação de história e oficina com o Núcleo Condão. Conto “O Menino que Catava Estrelas” e oficina sobre métodos de contar histórias com objetos que temos em casa.
  • Dia 21 às 13h – Filomena, a Kombi do Grupo Cabrabão, percorre os bairros da cidade com poesias gravadas por artistas da cidade.
  • Dia 21 às 20h – Encontro com Guilherme Bartholomeu, escritor do livro “A Queda do Rei”.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes