Filhote de tamanduá bandeira chega ao Zoo e inspira cuidados

O Zoológico de Catanduva recebeu, na manhã de terça-feira (17), uma fêmea de tamanduá bandeira, filhote de aproximadamente dois meses. O animal foi resgatado pela Polícia Ambiental. Ele foi encontrado em Sales e está recebendo todos os cuidados necessários para a sua saúde e segurança.

De acordo com informações do setor, apesar do filhote parecer estar abandonado, há indícios de que a mãe somente tivesse se afastado um pouco, em razão da aproximação de humanos.

A orientação da veterinária Sandra Mendes, do Zoológico de Catanduva, é verificar – dentro das possibilidades – se realmente existe a ausência da mãe. “Caso contrário, basta que o humano se afaste para que o instinto maternal cumpra o seu papel”.

Além da filhote de tamanduá bandeira, o Zoológico cuida também de outros três filhotes de gavião, provavelmente da espécie Carijó. O ninho em que estavam caiu em razão de ventos fortes e os animais foram resgatados e entregues à Polícia Ambiental, que fez o encaminhamento ao zoo para os cuidados necessários.

“Mais uma vez, nossa orientação é para que, antes de resgate, seja feita a tentativa de devolver o filhote à mãe. Neste caso, poderiam ter feito um ninho num lugar mais alto. A mãe ainda estava sobrevoando o local quando foram retirados”, disse a veterinária.

Cuidados

A tamanduá bandeira precisa ser mantida bem aquecida, pois a espécie tem dificuldade em manter a temperatura corporal quando filhote. A alimentação é uma papa rica em proteína e gordura que, por enquanto, está sendo dada de maneira forçada, com seringa, até que ela fique mais forte e se acostume.

Na quarta-feira, dia 18, a filhote conseguiu se alimentar, pela primeira vez, por meio de mamadeira.

Fonte: Assessoria/Prefeitura