Fatec Catanduva lança aplicativo para integrar entidades pertencentes a Arcos

Em uma parceria inédita, a Fatec Catanduva lança nessa quinta-feira, dia 24, a partir das 19h, o aplicativo ArcoSys, que irá integrar as organizações e instituições beneficentes que fazem parte da Associação e Rede de Cooperação Social (Arcos) de Catanduva. O lançamento é aberto ao público, e será online, pelo Youtube da Fatec Catanduva, em https://www.youtube.com/channel/UCEz9gb9MIkBDHH6tN-fthZQ

A Arcos foi fundada em abril de 2018 e congrega mais de 40 entidades de Catanduva e região. “A Arcos representa um novo modelo de atuação do Terceiro Setor, em que as organizações beneficentes atuam juntas e em rede. São entidades que se dedicam a acolher e auxiliar pessoas em estado de vulnerabilidade, e na Arcos, uma dialoga diretamente com a outra pensando em ajuda mútua e como ajudar o público mais carente. A atuação da Arcos vai além, temos parcerias com escolas e empresas, e uma delas é a Fatec, que, além de outras ações já realizadas conjuntamente, envolveu-se agora na criação do aplicativo ArcoSys, feito por alunos e professores”, comentou o presidente da Arcos, Dr. Wagner Ramos de Quadros.

O professor de Desenvolvimento e Gestão da Tecnologia da Informação da Fatec Catanduva Marco Antônio de Grandi lembrou que as primeiras conversas para a criação do ArcoSys surgiram há alguns anos. “As conversas entre a Fatec e a Arcos avançaram, fizemos um trabalho em conjunto e chegamos finalmente nessa ação original e desafiadora. A Arcos trouxe para nós a necessidade de um software que permitisse uma melhor integração das instituições que fazem parte do grupo. Percebemos o potencial de aplicação desse produto, e deu certo o trabalho, em que pudemos envolver turmas de alunos da Fatec, além de professores para acompanhar e orientar o processo. Com o passar dos semestres, fizemos o software e agora, depois de vários testes, será lançado. Esperamos que a ideia gere algo positivo para o Terceiro Setor da cidade e região. Para nós, da Fatec, foi uma ótima iniciativa de aplicar a tecnologia numa área social, com a produção e integração diretamente de nossos acadêmicos com o Terceiro Setor”, comentou.

João Cardia, coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Fatec Catanduva, comentou como foi o envolvimento dos alunos na produção do ArcoSys. “O aplicativo foi desenvolvido por duas turmas de Gestão de TI, do 3º e 4º módulos. Os do 3º módulo tiveram contato com as funcionalidades do sistema, fizeram a modelagem e o planejamento, pensando em como o software deveria ser criado. Os alunos do 4º módulo se aproximaram desse modelo já planejado e fizeram a programação reunindo novas ideias e funcionalidades, daí executaram a estrutura final do software. Foi uma ação ímpar, pois as turmas estiveram reunidas, se engajaram, tiveram contato com um cliente verdadeiro, conheceram o funcionamento de um sistema, lidaram com percalços de uma ação real, gerando valor para a sociedade. Tudo aquilo que eles aprenderam em sala de aula colocaram em prática”, finalizou.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes