Fatec Catanduva abre cursos gratuitos à população pelo programa Novotec

A Fatec Catanduva iniciou essa semana o período de inscrições para os cursos do programa Novotec Expresso, oferecidos gratuitamente a toda a população. São cursos de qualificação profissional, por meio de escolas técnicas e instituições tecnológicas de ensino superior, voltado aos jovens com idade entre 14 e 24 anos, com ensino fundamental completo e residentes em Catanduva e região. Também podem participar alunos de qualquer série do Ensino Médio, regularmente matriculados em escolas da rede estadual de educação, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio e alunos de qualquer série do Ensino Médio das Etecs.

As inscrições estão abertas por meio do site http://www.novotec.sp.gov.br e vão até o dia 10 de agosto. Os alunos da rede estadual de educação devem ter em mãos o Registro de Aluno (RA), e os alunos das Etecs devem ter o Registro de Matrícula (RM) no momento do cadastro no site onde será feita a inscrição.

De acordo com o professor da área da Tecnologia da Informação da Fatec de Catanduva. Paulo Gaudêncio, que é coordenador do programa Novotec Expresso oferecido pela Fatec local, para o segundo semestre de 2021 haverá dois cursos específicos, de “Excel aplicado à área administrativa” e “Marketing digital e vendas em redes sociais”. “São cursos modernos e voltados a todos os jovens. No de Excel o aluno aprenderá a elaborar planilhas e efetuar fórmulas e cálculos elementares para atuação com gestão empresarial, aumentando suas chances de conseguir um emprego na área administrativa ou financeira de qualquer empresa. Já no de marketing digital e vendas em redes sociais, o aluno vai aprender como usar estratégias de marketing digital para planejar a venda de produtos e serviços com foco na internet, e para isso, ele aprenderá a planejar campanhas de marketing e engajamento do consumidor em mídias sociais e desenvolver conteúdo para mídias sociais”, comentou.

A carga horária do programa Novotec Expresso tem duração aproximada de 120 horas e são realizadas em um semestre. A previsão de início é para o mês de agosto e de término para o mês de novembro. Os cursos serão on-line, pela ferramenta Microsoft Teams. “Conforme a ocasião da pandemia do Covid-19, não sabemos se existirão alguns encontros presenciais. Isso dependerá da situação do município de Catanduva e da Fatec de Catanduva.

As aulas são ministradas, em sua maioria, pelos docentes das Fatecs. Ao concluir com êxito o curso, o aluno receberá um certificado de qualificação profissional”, finalizou o professor Paulo Gaudêncio.