Famerp oferece orientações e exames gratuitos em alusão ao mês de combate ao câncer de pele

O Serviço de Dermatologia da Famerp, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, promove neste sábado, 2 de dezembro, na Praça Dom José Marcondes, a campanha “Dezembro Laranja”, que alerta sobre formas de prevenção e medidas fotoprotetoras para evitar o câncer de pele – o de maior incidência no Brasil.A iniciativa busca conscientizar a população sobre os perigos da exposição desprotegida ou exagerada à radiação ultravioleta do sol, fator responsável pela imensa maioria dos tipos de câncer de pele. Durante o evento, uma equipe com cerca de 30 profissionais, entre alunos, residentes e professores da Famerp, realizará exames preventivos (dermatoscopia) em todos que por lá passarem, das 9h às 15h. A ação visa não apenas identificar possíveis problemas, mas também educar sobre a importância da fotoproteção e encaminhar pacientes em situações graves.

Foto: Divulgação

“Todos os tipos de câncer de pele são evitáveis “, destaca João Roberto Antônio, chefe da Disciplina de Dermatologia da Famerp. “Queremos encorajar as pessoas a adotarem medidas simples, como o uso de chapéus, blusas e óculos com proteção UV, além do uso regular de protetor solar com FPS 30 ou maior. Essas são barreiras essenciais que ajudam a prevenir não apenas o câncer de pele, mas também o envelhecimento precoce e as manchas solares. Por outro lado, fique atento aos sinais suspeitos de um câncer de pele e procure um dermatologista para uma avaliação precisa, que pode promover diagnóstico e um tratamento precoce”.

Dados nacionais

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil deverá registrar 704 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões sul e sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. O câncer de pele não melanoma é o mais incidente no país, com 220 mil novos casos estimados. Serviço
Dezembro Laranja
Data: 2 de dezembro
Horário: 09h às 15h
Local: Praça Dom José Marcondes 

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes