FALzim segue nesta terça (28), em Rio Preto, com a presença de Denise Guilherme, Cristiane Tavares e Raul Marques

Criadora do Clube de Leitura A Taba, uma empresa de curadoria de livros infantis, a escritora e educadora Denise Guilherme é uma das convidadas que marcam presença na programação desta terça-feira (28) do Festival Ações Literárias – FALzim: diversidade de infâncias, realizado pela casa de criar na Biblioteca Municipal “Dr. Fernando Costa”, em São José do Rio Preto (SP).

No FALzim 2023, Denise participa de um bate-papo ao lado da escritora, educadora e crítica literária Cristiane Tavares, que é coordenadora do curso de pós-graduação em Literatura para Crianças e Jovens do Instituto Vera Cruz e do Programa Myra – Juntos pela Leitura, uma parceria entre a Fundação SM e a CE Cedac. Juntas, elas discutirão com pais, educadores e o público em geral a produção literária voltada para as crianças, e isso pelo viés da diversidade de infâncias, tema central da terceira edição do festival de leitura rio-pretense.

Outro bate-papo do FALzim nesta terça (28) é com o escritor e jornalista Raul Marques, que conta com mais de dez obras literárias voltadas para o público infantil. Em duas delas, “A revolução das crianças” e “O caminho da escola”, que fazem parte de sua safra mais recente, o escritor de Rio Preto apresenta às crianças um tema sério e pesado de forma bastante sensível e criativa: os movimentos migratórios.

Exclusivamente para o público infantil, o FALzim reserva uma terça-feira com contação de história, mediação de leitura e oficina. Quem abre a programação, às 13h, é a educadora, artesã e cantora Neny Luá, marajoara radicada em Rio Preto que contará para as crianças a história “O menino Jurecê e a borboleta Arubá”, que faz parte da rica mitologia indígena do Brasil.

Logo depois, às 14h, a pedagoga Ana Laura Isa, também de Rio Preto, apresentará para as crianças o livro “O presente de Jaxy Jaterê”, de Fran Junqueira e Olívio Jekupé, escritor e ativista Guarani Mbyá que é o homenageado do FALzim 2023. Na sequência, às 15h, a contadora de histórias Ákila Moreira comandará uma oficina em que as crianças vão criar bonecos e bonecas a partir de materiais diversos. A ideia é flexibilizar as características dos protagonistas, elaborar a ideia de diversidade e valorizar as potencialidades de cada um dos bonecos/personagens criados.

A programação do FALzim 2023 segue até sábado (4) na Biblioteca Municipal, iniciado às 13h todos os dias. Todas as atividades são de graça e não é necessário inscrição prévia.

O Festival Ações Literárias – FALzim: diversidade de infâncias é uma realização da casa de criar e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e tem o apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Festival Ações Literárias – FALzim: diversidade de infâncias

Programação de terça (28/2)

13h – Contação de história: O menino Jurecê e a borboleta Arubá. Com Neny Luá (São José do Rio Preto-SP). Para crianças

14h – Mediação de leitura: ‘O presente de Jaxy Jaterê”, de Olívio Jekupé e Fran Junqueira. Com Ana Laura Isa (São José do Rio Preto-SP). Para crianças

15h – Oficina de bonecos. Com Ákila Moreira (São José do Rio Preto-SP). Para as crianças

17h – Bate-papo. Com Raul Marques (São José do Rio Preto-SP). Para crianças, jovens e adultos

19h – Bate-papo. Com Denise Guilherme e Cristiane Tavares (São Paulo-SP). Para jovens e adultos

SERVIÇO

FALzim: diversidade de infâncias

Até 4/3, das 13h às 21h

Biblioteca Municipal ‘Dr. Fernando Costa’ (Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1)
Grátis

www.fal.casadecriar.com.br