Exposição Arte Solidária

A Marcelo Neves Art Gallery recebe a exposição Arte Solidária dia 5/10/2019, das 15 h às 17 h, em São Paulo, SP. No evento, estimula-se as pessoas a levarem um lenço para elevar a autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer. As artistas que expõem no evento são solidárias em participar dessa discussão.

Cabe ressaltar que, não faz muito tempo, as pessoas nem pronunciavam o nome da doença, tamanho era o preconceito a ela associado. E não eram poucos os casos que eram diagnosticados tardiamente, já que os exames de prevenção não eram tão amplamente divulgados como hoje.

Com o avanço da medicina e os melhores tratamentos que ela propicia, foi possível reduzir a taxa de mortalidade e, nesse aspecto, dependendo da forma utilizada de combate à doença, a queda de cabelo ainda é uma consequência que afeta a estética e a autoimagem de mulheres.
O assunto, lembrado com especial atenção no Outubro Rosa, é de extrema relevância.

Um lenço usado de acordo com o estilo de cada paciente, uma peruca ou uma maquiagem são maneiras da mulher recuperar seu astral e voltar a se reconstruir e brilhar. Nesse contexto, a arte desempenha um papel essencial, pois a estética está associada à maneira como nos relacionamos conosco e com o mundo, ainda mais quando se passa por uma crise pessoal.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

Artistas do Outubro Rosa
Adriana Garibaldi

Alexandra Betancur

Ana Café

Ana Goulart

Beth Ferraz

Fatima Marques

Gisele Faganello

Gisele Ulisse

Helena D’avila

Ines Moretti

Julia Costa

Magda Colares

Marcelo Neves

Patrícia Dias

Renata Lauer

Renata Vale

Rose Rossetti

Sueli Dabus

Vania Rossi

Virginia Sé