Escolas municipais retomam aulas presenciais com 35% da capacidade

Um novo recomeço para a aprendizagem! A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Educação, deu início à retomada gradual das atividades presenciais nas escolas da rede municipal, nesta segunda-feira, dia 2. Na atual etapa, as salas estão com 35% da capacidade de alunos.

Todas as regras quanto ao distanciamento entre as carteiras e amigos, uso de máscara e álcool em gel, fizeram parte dos primeiros ensinamentos para essa retomada. Os educadores e demais funcionários também mantém o uso de máscaras e regras do Plano São Paulo.

Para respeitar as determinações em vigor, foi respeitada a proporção de cada sala de aula. Em média, os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental recebem de 5 a 8 alunos por classe. Na Educação Infantil, esse número varia entre 3 e 6 alunos por sala. Com o revezamento, a cada semana, os estudantes recomeçam as atividades presenciais.

Na Escola Mário Juliano Pozetti, no Nosso Teto, a primeira aula da turma do quinto ano trouxe como tema a música “Dias Melhores”, do Jota Quest. Os alunos não esconderam a felicidade nesse retorno.

“Ficamos quase dois anos em casa, fazendo as tarefas em casa e é muito bom ter essa interação de volta”, destaca a aluna Heloisa.

“Por quase dois anos era só em casa, no computador, tinha que ficar longe um do outro. Hoje consegui reencontrar meus amigos e estou muito feliz”, complementa João.

A professora Luciana Ferreguti, também compartilha da alegria dos alunos nesse momento. “Deus permitiu que voltássemos. Precisávamos desse contato social com as crianças e as famílias e torcemos para que esse momento permaneça até o final do ano, com muita aprendizagem”, explica.

A secretária de Educação, Cláudia Cosmo, percorreu algumas escolas desde as primeiras horas do dia e conversou com os alunos, que se mostraram animados com esse reencontro com os amigos. “Um momento de esperança. Queremos que as nossas crianças aproveitem esse momento muito especial e aguardado por todos nós com segurança, para a saúde de todos”, destaca Cláudia.