Enfermagem UNIFIPA promove 2º Ciclo de Debates Interdisciplinares voltado para Saúde Mental

Depressão, suicidio

Dando continuidade às ações desenvolvidas durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, o curso de Enfermagem da UNIFIPA promove a segunda edição do Ciclo de Debates Interdisciplinares. O tema será “Para além do Setembro Amarelo”, abordando ações relacionadas à prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental, considerando a divulgação do Dia Internacional da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro.

Com início neste dia 17 de setembro (quinta-feira) às 19h, pela plataforma online ZOOM, as rodadas de debates acontecerão semanalmente, com palestras de profissionais da Saúde Mental, por docentes do curso de Enfermagem e das parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde e da Associação Mahatma Gandhi.

O evento é direcionado aos docentes da área da saúde, alunos e egressos do curso de Enfermagem da UNIFIPA e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, com emissão de certificados.

Acompanhe a programação:

Dia 17/09 (5ª feira) – 19h

Tema: “O cuidado com a pessoa com comportamento suicida e ações de prevenção”

Palestrante: Enf. Kenny Paolo Ramponi (Mestre em Ciências da Saúde. Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica e Aprimoramento em Saúde Mental Multiprofissional. Atua como consultor e palestrante, Enfermeiro no CAPS IJ III Heliópolis e na Educação Continuada do CAISM Pinel. Membro do DEPSM/ABEnSP.)

Dia 23/09/2020 (4ª feira) – 19h

Tema: “Posvenção e o cuidado em saúde mental dos profissionais da saúde”

Palestrante: Enf. Aline Conceição Silva (Mestre em Ciências da Saúde pela UFSJ São João Del Rei, Doutoranda em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP e Membro do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio).

Dia 28/09/2020 (2ª feira) – 19h

Tema: “Articulação em rede na saúde mental”

Palestrantes: Dra. Luciana Daniele Alarcon Dian (Graduada pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA. Especialização em Saúde da Família pelo UNASUS FMUSP. Atuante em saúde da família desde 2004)

Dra. Marceli Cezaretto (Graduada pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA. Formação em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina de SJRP – FAMERP, título de especialista em psiquiatria pelo CREMESP)

Dra. Mariana Stuchi Graça (Graduada pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA. Formação em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina de SJRP – FAMERP e pós-graduada em Saúde Mental da Infância e Adolescência)

Dia 07/10/2020 (4ªfeira) – 19h

Roda de Conversa sobre a “Utilização das Práticas Integrativas e Complementares na promoção da saúde mental” com graduandos da Liga de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental do curso de Enfermagem – UNIFIPA.

Mediadores: Profa. Ma. Luciana B. de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem – UNIFIPA; Prof. Me. Tiago Aparecido da Silva, docente do curso de Enfermagem – UNIFIPA e Coordenador Técnico da Associação Mahatma Gandhi; Profa. Dra. Maria Rita Braga, docente do curso de Enfermagem e Liga de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental – UNIFIPA e Marcela Parente Bertin Monteiro, Coordenadora da Educação Permanente da Associação Mahatma Gandhi.