EMCAa inicia novo levantamento de índice de larvas do Aeds aegypti

A Prefeitura de Catanduva, por meio da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti), inicia nova rodada da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), nesta segunda-feira, dia 4. A ação consiste em identificar a situação da cidade, por bairro, referente à quantidade e infestação de larvas e criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Na atual fase, 3 mil imóveis, aleatoriamente, serão visitados pelos agentes. Para isso, a cidade é divida em cinco áreas, cada qual com média de 600 casas a serem vistoriadas. “Neste primeiro dia, em um quarteirão foram identificadas 10 amostras. Pedimos a compreensão da população para deixar a nossa equipe entrar e fazer a vistoria. Importante ressaltar que todas as medidas de segurança contra a covid-19 são adotadas pelo departamento. Uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e luvas”, relata Luiz Fernando Dias dos Santos, chefe supervisor da EMCAa.

Após identificada a larva, o material é coletado para análise laboratorial, que irá aferir o percentual de infestação local. No último levantamento realizado em julho, Catanduva apresentou índice insatisfatório, de 1,3%, quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 1%.

A expectativa é que os trabalhos devem ser finalizados ainda nesta semana. Ao mesmo tempo, paralelamente a esse estudo, os agentes permanecem envolvidos com a força-tarefa no Centro da cidade. Nesta semana, uma nova etapa deve inicio, visitas em condomínios com o foco na inspeção de ralos.

DISK-DENGUE

Em caso de denuncia, os agentes podem ser acionados pelo Disk Dengue: (17) 3531-9200.

CASOS POSITIVOS

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Catanduva fechou os nove meses com 414 casos positivos da doença. Há, ainda, 67 casos em investigação, em relação ao mesmo período, aguardando resultados dos exames.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes