Em 8 anos, Instituto Federal atendeu mais de 3,5 mil estudantes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Catanduva, completa oito anos de atividades no dia 16 de agosto. Desde a sua implantação em 2010, fruto de projeto técnico elaborado durante a administração do prefeito Afonso Macchione Neto, a instituição já atendeu a mais de 3.500 alunos.

Atualmente, 800 alunos estão matriculados na cidade. Além deles, existem ainda os estudantes que preferem cursos de curta duração ofertados pelo IFSP. Uma característica dos Institutos Federais é a verticalização do ensino, que propicia a oferta de cursos desde a educação básica até a pós-graduação.

No total, o IFSP disponibiliza nove cursos em Catanduva: técnico em Fabricação Mecânica, graduação em Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os cursos de pós-graduação em ‘Ensino de Ciências da Natureza e Matemática’ e ‘Saberes e Práticas para docência no Ensino Fundamental I’, e também técnicos em Mecatrônica, em Redes de Computadores e em Química, que são integrados ao Ensino Médio.

O diretor do Câmpus Catanduva, professor Doutor Osvaldo Severino Junior, explica que a missão da escola é “construir uma práxis educativa que contribua para a inserção social, a formação integradora e a produção do conhecimento”. “A presença do IFSP permite a ampliação das opções de qualificação profissional e formação técnica e tecnológica para as indústrias e serviços da região, por meio de educação gratuita e de qualidade, propiciando a formação de mão de obra qualificada”, ressalta.

O compromisso do IFSP é a formação do aluno como cidadão completo, com valores éticos e mentalidade empreendedora, apropriando-se das inovações científico-tecnológicas, necessárias para a sua integração na vida contemporânea e no mundo do trabalho, preparando-o para ser agente de transformação na sociedade em que vive e convive.

A instituição também contribui para a promoção do desenvolvimento regional nas áreas científicas, tecnológicas, artísticas e culturais; preservação do meio ambiente; aprimoramento da relação escola e sociedade, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas, estendendo os seus benefícios a toda comunidade.

“Essa foi uma grande conquista que obtivemos para o nosso município durante nossa administração. Investir em educação e qualificação de mão de obra é, sem dúvida, um grande passo para construirmos uma sociedade mais desenvolvida e garantir um futuro melhor para os nossos familiares”, disse o prefeito Afonso Macchione Neto.

Comemoração

Para celebrar, no dia 22 será distribuído bolo de aniversário do Instituto Federal aos alunos e servidores nos intervalos de aula dos três períodos (manhã, tarde e noite). Além disso, haverá a apresentação do Coral do IFSP no intervalo da manhã, com início às 9h40. Na ocasião, será anunciada a Orquestra Sinfônica do Instituto.

Fonte: Assessoria/Prefeitura