ECOBÉ de Walmir Teixeira reúne convidados para celebrar 60 anos de carreira

Em exposição especial idealizada pela Art A3 Gallery, o artista plástico Walmir Teixeira, vai comemorar aos 60 anos de carreira ao lado de convidados. A exposição leva o nome de ECOBÉ (tupi guarani – Vida/ Existência). Junto dele estarão os artistas convidados Carlos Araújo – Cynthia Pimentel – Elisabeth Wortsman – Marcelo Neves – Rebeca Martinelli – R.Kovacs

O vernissage acontece no próximo dia 21 às 17hrs no Shopping Parque da Cidade, Espaço Anexo da Art_a3 Gallery com endereço à Av. das Nações Unidas 14.401, Piso 1 – Chácara Santo Antônio -SP. A curadoria é do escultor, galerista Marcelo Neves, da MN Art Gallery.

Rosita Cavenaghi da Art A3 Gallery com Marcelo Neves, curador da exposição, artista e galerista.

A exposição coletiva segue até o dia 15 de janeiro de 2024. Visitas ocorrem todos os dias das 10 as 22:00 de segunda a sábado, domingos e feriados das 14:00 as 20:00 hrs.

A exposição Ecobé será uma releitura de primeira exposição individual do artista Walmir Teixeira que aconteceu há uns 20 anos e essa exposição conta estória do circo onde o artista passou parte de sua infância, ele retrata nas telas toda sua vivência.

Biografia do artista.

O vigor de seu temperamento é manifesto em cada obra e em cada pincelada, onde a interpretação e a transfiguração se evidenciam em chave de sentimento e de fantasia. Trata-se de uma pintura que do inconsciente penetra com insistência dentro dos limites do real, quase a evocar os segredos e os mistérios que se escondem. Mistérios e segredos que compõem a essência de nossa condição humana e que somente a luz da arte pode paulatinamente desvendar.

Walmir Teixeira

Participou de inúmeras exposições coletivas das quais destacamos: Xilogravuras, Galeria Veríssimo, SP e Aldeia de Carapicuíba, SP (1969); IV Salão de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul, SP (1970); III e IV Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (1970 e 1971); Exposição de Arte Contemporânea, School of Marie Imaculate, SP (1971, 1972 1974, 1975, 1976, 1977 e 1979); “Grupo Atelier 178”, Galeria Atualidade da Hebraica, SP (1980); Chapel Art Show, SP (1980, 1981, 1982, 1999 e 2001). 

Realizou as seguintes mostras individuais: “Abstração”, Galeria Batuque, SP; Bienal de Nacional, SP (1972); “Tridimensional”, Espaço Tabacow, SP (1991); “Conexão com o inconsciente”, Galeria de Arte André, SP (1993); Itinerante, salas Vips Dinners, Aeroportos de Recife, Fortaleza e São Paulo (1995); “Essência Interior”, Galeria de Arte André, SP (1998); Sala Vip TAM (2001); Jill’s Gallery, Karlrushe, Alemanha; ” Os 7 baluartes do Abstracionismo Brasileiro”, Nova Galeria André (2002) e XVII Centro Brasileiro-Britânico, SP (2003). 

Além de expor na Iugoslávia, Estados Unidos, Alemanha e Portugal, possui obras no Acervo do Museu Nacional de Belas Artes de Santiago, Chile e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e diversas coleções particulares.

Crítica de arte.

O vigor de seu temperamento é manifesto em cada obra e em cada pincelada, onde a interpretação e a transfiguração se evidenciam em chave de sentimento e de fantasia. Trata-se de uma pintura que do inconsciente penetra com insistência dentro dos limites do real, quase a evocar os segredos e os mistérios que se escondem. Mistérios e segredos que compõem a essência de nossa condição humana e que somente a luz da arte pode paulatinamente desvendar. Pintor, gravador, escultor e ilustrador, Walmir, pseudônimo artístico de Walmir Teixeira da Silva, nasceu em Palmital, São Paulo, em 1943

Um rufar de tambores se ouve e uma voz ecoa: RESPEITÁVEL PÚBLICO Um feliz e mágico sentimento vai se desenrolar. Estamos entrando num mundo onde os sonhos dos homens habitam. Nas mãos do pintor Walmir Teixeira o circo é representado em telas. As tintas mescladas pelos pincéis criam texturas e volumes. Os cenários se compõem e os personagens deslumbram nossos sentidos. Num desfile, a banda com sua música cadencia os passos dos cavalos emplumados trazidos pelos saltimbancos. Os palhaços em seus trajes coloridos, trazem a alegria estampada em suas bocas coloridas. Atrás, vem o equilibrista com seu guarda-chuva em seu monociclo a pedalar e o flautista anuncia o pierrô e a colombina e seu casal de cisne enamorado. Sei que o sonho pode se tornar real devido a sublimidade e da paz interior, da busca da felicidade que cada um tem dentro de si e isto se materializa ao ver as tela do Walmir Teixeira, como o malabarista brincando com um globo carregado das estrelas do seu céu e a ilusão que um mágico cria ao tirar pássaros de sua cartola. No alto, os trapezistas em seus balanços e argolas se lançam no ar para o vão da liberdade. Abaixo bailarinas dançam e saltam com graça na rede de proteção sob o olhar atento dos palhaços. No final, no palco as cortinas se abrem, os dramas e as comédias vão se desenrolar. Máscaras de alegria e tristezas, trajes de reis e rainhas enriquecem toda cena com a plasticidade do óleo deixado na superfície de uma tela. Viajar na imaginação é criar do sonho uma obra plástica real. 

Hélio Alves Neves Curador (in memorian)

Artistas convidados:

Sobre a Arte_a3 Gallery by Rosita Cavenaghi

A Art_a3 Gallery tem como propósito oferecer uma solução para tornar o ambiente de seus clientes, seja ele casa ou trabalho, visualmente inspirador e com valores atraentes e dentro da realidade objetiva da decoração.
As obras a serem colecionadas são escolhidas com muito critério, assinadas por artistas renomados dentro do cenário artístico contemporâneo. A galeria seleciona artistas com trabalhos em diversos temas que retratam em suas obras ampla diversidade, e que usam diferentes técnicas de pintura.

A Art_a3 trabalha com artistas conceituados no mercado de arte, abrindo espaço para novos talentos integrarem nosso casting. Entre os artistas que participam da galeria estão: Amin, Ara Vilela, Andreza Mazza, Cassio Lazaro, Cynthia Pimentel, Elizabeth Wortsman, Gisele Faganello, Índia Filipin, Ju Barros, Marcelo Neves, Markora, R.Kovacs, Rosi Baetas, Walmir Teixeira.
O espaço físico da Art_3 Gallery fica localizado dentro de um shopping center, que é agregado a um hospital de destaque, internacional, onde além de poder nos visitar, o público usufrui um ambiente tranquilo e acolhedor. Promovemos exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais com prazo máximo de 15 dias.
Site: https://www.arta3gallery.com/
Instagram: https://www.instagram.com/art_a3_gallery/
Facebook: https://www.facebook.com/rcavenaghi58/about

Serviço
Exposição Coletiva: ECOBÉ (Vida/ Existência-Tupi Guarani)
Artista Principal: Walmir Teixeira
Artistas Convidados: Carlos Araujo, Cynthia Pimentel, Elisabeth Wortsman, Marcelo Neves, Rebeca Martinelli e R.Kovacs
Curadoria: Rosita Cavenaghi e Marcelo Neves.
Realização: Art_a3 Gallery
Apoio Cultural: MN Art Gallery
Abertura: 21/10/2023 às 17hrs.
Visitação: 21/10/23 a 15/01/24, das 10h às 22h, de segunda a sábado. Domingos e feriados, das 14h às 20h.
Local: Espaço Anexo da Art A3 Gallery
Endereço: Av. das Nações Unidas 14.401 – Piso 01 – Shopping Parque da Cidade – Chácara Santo Antônio -SP
Evento gratuito – Censura livre

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes