Docente de Pedagogia/Unifipa fala sobre educação especial e inclusiva para professores em Catiguá

A Prefeitura de Catiguá, por meio da Secretaria de Educação, reuniu estagiários, cuidadores, professores especialistas e gestores para receberem orientações sobre estudantes com deficiência. A palestra “Educação Especial na perspectiva inclusiva”, da Profa. Ma. Lidiane Augusta Ferrari Botteon, docente do curso de Pedagogia da Unifipa, aconteceu na última quarta-feira (19 de abril), na EMEF Serafim Sanches.

Dentro do tema foram abordados aspectos da legislação que rege a educação especial, os tipos de deficiência acolhidas pelo ensino regular, compreensão das diferentes aprendizagens, entre outros. “Procuramos abordar a temática da educação na perspectiva da inclusão. Devemos focar em quem é este aluno, quais suas necessidades, que vão além apenas da educação pedagógica específica? O resultado é uma acolhida mais humanizada e que seu desenvolvimento seja pleno”, pontua Lidiane.

Segundo dados, escolas de ensino municipal de Catiguá possuem alunos com diferentes deficiências cognitivas. Esta realidade exige que a educação seja adequada ao quadro atual. “Atendemos e recebemos várias crianças com quadros que vão do autismo a outras síndromes. A capacitação se dirige especialmente para profissionais que cuidam e lecionam para este público, garantindo, com isso, não somente o cuidar, mas a aprendizagem especializada.”, explica a secretária de Educação do município, Silvana Oliveira.

Para Silvana, ao educador especializado podem-se garantir ótimas oportunidades. “O trabalho pedagógico diferenciado que o curso de Pedagogia da Unifipa oferece ao futuro educador é muito importante. Por isso essa parceria entre nosso município e a instituição”, ressalta a secretária.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes