Diversidade é tema da SIPAT 2023 da Fundação Padre Albino

Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT do setor de Coordenadoria da FPA, que aconteceu de 17 a 20 de outubro, trouxe a Diversidade como tema principal da edição 2023. A programação do evento foi elaborada com o objetivo de reforçar a importância do respeito a si mesmo aos outros colegas de trabalho.

“O foco da SIPAT deste ano foi caminhar junto das ações do Ano da Diversidade, campanha institucional da FPA, e o entendimento da empatia como meio de convívio e bem-estar no trabalho, pilares para um ambiente de confiança que no final converte para Segurança e Saúde dos colaboradores”, explicou Rodrigo Matheus, educador físico do GAT – Grupo de Apoio ao Trabalhador da FPA.

Atividades que promovem a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho foram agregadas na Semana. No dia 17, aconteceu o dia de beleza com a presença de promotoras e maquiadoras profissionais que aumentou a autoestima dos colaboradores. No dia 18, pausa nas atividades para relaxamento e sessões de massagem, auriculoterapia e reiki. No dia 19, em parceria com a CIPA do Hospital Emílio Carlos e o Gasa, os colaboradores puderam fazer a testagem de HIV e receberam folhetos de conscientização.

No encerramento, dia 20, o tema foi reforçado com a presença da vereadora Taise Braz (PT) compartilhando sua história de vida e trajetória na luta da consciência negra e dos direitos LGBT. “Quando me falam que fui vitoriosa em chegar até aqui eu digo que fui resistente. E isso me faz cada dia ser uma pessoa vitoriosa”, disse a vereadora.

Após, o psicólogo e analista de T&D da FPA, Deniz Simiel, falou sobre o atendimento à população LGBTQIA+ e ações promovidas pela instituição. “O objetivo da palestra foi fomentar a cultura e o respeito dentro do ambiente de trabalho, promovendo reflexão e debate sobre diversidade sexual e de gênero, eliminando qualquer forma de preconceito e discriminação de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros que temos dentro da Fundação”, frisou o psicólogo.

Concurso – Para envolver os participantes, os organizadores pediram para que criassem uma frase sobre segurança e coletividade que serviria como sugestão para as atividades desenvolvidas no próximo ano. A ganhadora foi a colaboradora Maria Júlio Gussi, do setor Financeiro, com a frase “A segurança é um dever de TODOS, mas a responsabilidade é INDIVIDUAL”.

No próximo dia 27 (sexta-feira) a equipe da CIPA 2023 fará o evento de encerramento e posse da nova chapa. “Realizamos um bom trabalho e ficamos felizes do apoio e engajamento de cada um, o que fortalece ainda mais nossa luta pela segurança e pelo respeito dentro da instituição”, disse o técnico em segurança do trabalho Jonathan Araújo de Oliveira, que agradeceu aos apoiadores Mary Kay do Brasil, ‘Projeto do Bem-estar Sesc Catanduva’, Gasa – Grupo de Apoio e Solidariedade ao Paciente com Aids Catanduva, vereadora Taíse Brás e loja Open Cell Celulares.

Fotos: Comunicação FPA

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes