Direito Unifipa promove III Ciclo de palestras sobre Direito e Sexualidade

No dia 10 de novembro, nas dependências do Campus São Francisco da Unifipa, a partir das 19h30, será realizado o “III Ciclo de palestras sobre Direito e Sexualidade”. O evento é coordenado pela docente Márcia Menin, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Catanduva. O objetivo é informar aos alunos do curso, do 1º ao 5º ano, os direitos adquiridos pelas pessoas LGBTQIA+ e sua relevância através dos direitos humanos constantes no projeto pedagógico do curso.

A primeira palestra terá como tema “Vidas LGBTQIA+: reflexões para não sermos idiotas” pela advogada e mestre Mariana Serrano. Na sequência, a doutoranda em Direito Heloisa Pancotti aborda “Previdência Social e a População Trans: perspectivas e desafios”.

Womans hands hold rainbow heart awareness for LGBT community pride concept

Serão conferidos certificados de quatro horas para os participantes; não há necessidade de inscrição, que será exclusivamente presencial.

Sobre as palestrantes

Mariana Serrano: Advogada. Mestre em Direito pela PUC/SP. Autora do livro “Vidas LGBTQIA+: reflexões para não sermos idiotas”. Membro do Conselho Científico da Revista de Direito da Saúde Comparado da UNISA. Ex-Coordenadora do Núcleo de Diversidade e Inclusão no Trabalho da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP (2019 a 2021). Cofundadora e ex-diretora de atendimento a vítimas da Rede Feminista de Juristas – FEM (2016 a 2020). Já realizou mais de 500 atendimentos voluntários a vítimas de violências decorrentes de gênero e LGBTfobia. Especialista em Direito das Famílias, das Mulheres e da população LGBTIA+.

Heloisa Pancotti: Advogada, professora de Direito da Seguridade Social, mestre e doutoranda em Direito. É pesquisadora de Direito Previdenciário e Gênero, atualmente vinculada à Universidade Estadual do Norte do Paraná. É escritora, tendo publicado as seguintes obras jurídicas: Previdência Social e Transgêneros, Limbo Trabalhista Previdenciário e outros casos da prática previdenciária, pela editora Juruá, Direitos da População LGBTQIA+, pela Editora Todas as Musas. É parecerista da Revista da Defensoria Pública da União e Compõe o conselho editorial da Revista de Prática Previdenciária, da Editora Paixão. É conselheira editorial e científica da Revista CORLGBT da Universidade Federal do Paraná. É diretora científica IEPREV para assuntos relacionados à Previdência Social e população LGBTQIA+.

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes