Direito Unifipa lança cartilha educativa sobre “Fake News”

O curso de Direito da Unifipa lançou, no mês de agosto. a IX Cartilha Educativa do grupo de extensão “Controle social dos gastos públicos” que há mais de nove anos é coordenado pela Profa. Me. Ivana Mussi Gabriel e tem a participação de alunos e egressos do curso. Nesta edição o tema é “Fake News”.

A Profa. Ivana argumenta que no Brasil hámais celulares do que número de habitantes. “Como se vive mais de informação em redes sociais, as fake news fazem parte do nosso dia a dia”, ressalta. Para Ivana, “a repetição da mentira cria falsa impressão de que se trata de uma verdade. A população não tem educação para desconfiar do que é noticiado de forma falsa. Tal como ocorre na Finlândia, um país resistente à desinformação, queremos promover uma educação midiática no sentido de ajudar o cidadão, que está nas redes sociais, a identificar e combater a disseminação de notícias falsas”, diz.

A professora afirma que “iniciativas como essa nos dão a esperança de que todo mal tem um final. Fake News, em português, “notícias falsas”, são aquelas publicadas em veículos de comunicação como se fossem reais. Esses textos são criados e espalhados como um rastilho de pólvora para legitimar um ponto de vista, prejudicar uma pessoa ou um grupo e, em casos extremos, desmerecer governos, governantes, comovendo até uma nação com inverdades”, conclui a mestre.

A Profa. Ivana destaca ainda que as cartilhas educativas já tiveram reconhecimento nacional e internacional, como na seleção de trabalhos brasileiros voltados à cidadania, realizado em 2017 pela Universidade de Sorbonne, em Paris, na França. Em 2018 recebeu votos de congratulações na Câmara Municipal de São José do Rio Preto em razão do teor informativo da cartilha IV, voltada às eleições.

Fazem parte do projeto de extensão Amabily Cordeiro Sampaio, Eduarda Destre Pezolito, Flávia Squincalha Frigério, Guilherme Augusto Trevisan, Ivana Mussi Gabriel, João Vittor Chiapezan Ferreira, Lívia Guerbas, Nathália Louise Baraldi, Rayani Ponce, Ryan César Martins, Thales Henrique dos Santos e Thayane Zarbim.

A cartilha sobre “Fake News” encontra-se disponível na página do Instagram @mensalinho.explica gratuitamente para todos os interessados. 

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes