Dia Mundial do Braille: Saiba como cuidar da sua visão

O dia 04 de janeiro marca o Dia Mundial do Braille. Criado há mais de 200 anos por Louis Braille, tornou-se o meio indispensável na formação social e política de pessoas com deficiência visual.

Pessoas com casos de doenças oculares na família devem ficar atentas, devido à chance de também terem os mesmos problemas. “O glaucoma, por exemplo, é uma doença hereditária na qual o paciente perde progressivamente a visão de maneira silenciosa”, disse o oftalmologista e cooperado da Unimed Catanduva, Dr. Vanderson Glerian Dias.

As chances de uma pessoa com baixa visão ficar cega depende da causa da diminuição visual. “Doenças hereditárias e genéticas tendem a ser mais agressivas em relação à perda de visão. Por outro lado, há doenças graves adquiridas que também podem levar à cegueira, caso não sejam tratadas adequadamente”, revelou o especialista.

A baixa visão pode ser tanto de nascença quanto adquirida ao longa da vida. O ideal é manter os exames sempre em dia. Procure regularmente seu oftalmologista.

Fonte: Assessoria/Prefeitura