Dia Mundial da Água: Tereos apoia projeto de recuperação de nascente em Barretos

Focada em preservar um dos recursos mais valiosos do planeta, a água, a Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar e etanol, se uniu à iniciativa Plantar Água, de Barretos, para apoiar a recuperação de nascentes na região. O projeto, sob o comando do SAAEB – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos, contempla o plantio de 2.200 mudas de árvores nas margens do córrego Ribeirão das Pitangueiras.

A ação teve início neste mês com o plantio de 380 mudas ao longo da calçada da margem do córrego. A atividade integra as ações do projeto socioeducativo ambiental do SAAE, o Super Conscientes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, nos meses de abril e maio, o Plantar Água contará com a participação de alunos da rede municipal de ensino para a continuidade do plantio. Dentre as mudas escolhidas há espécies como ipês, jacarandás, sangra d’água, cedro, farinha seca, pau ferro, jenipapo, araçás, goiabeiras e amoreiras.

A iniciativa integra uma frente de atuação da Tereos chamada Olhos D’Água, que visa a recuperação de nascentes localizadas próximas às unidades industriais da companhia. Por meio de parcerias com prefeituras, o programa contempla a distribuição de mudas de árvores que são plantadas em áreas com nascentes, mantendo a fauna, flora e a manutenção da biodiversidade regional.

“Esse tipo de ação contribui com as Áreas de Preservação Permanente – as APPs – e a manutenção das matas ciliares, vegetação natural próxima às margens que possui a função de proteger o ambiente ao redor de rios e redes de drenagem”, explica Ana Cláudia Lima, Gerente Executiva de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Tereos.

Todas as mudas utilizadas nas ações são oriundas do viveiro da Tereos, que já produziu mais de 1 milhão de mudas desde sua inauguração. “A proximidade com a comunidade é um dos pilares da Tereos. A companhia tem um histórico sólido em parcerias para incentivar o desenvolvimento socioambiental das regiões próximas às nossas unidades. No caso da prefeitura de Barretos, estamos felizes em participar desse novo projeto, reforçando nosso compromisso com as questões ambientais do município”, pontua Douglas Souza, gerente de Relações Institucionais da Tereos.

Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 46 unidades industriais, operações em 17 países e o compromisso de 22.300 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2020/21, o Grupo obteve um faturamento de € 4,3 bilhões.

Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.

Fonte: Comunic Comunicação Corporativa

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Notícias relevantes