‘Dia D’ de prevenção tem adesão de 80 homens em 2 horas

Em duas horas, 80 homens buscaram atendimento preventivo nas unidades de saúde de Catanduva, na quinta-feira, dia 29. É o que aponta balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, referente ao “Dia D”. Na ocasião, os postos ficaram abertos até as 19 horas, especialmente para atender a demanda.

A programação foi alusiva ao Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a importância de exames preventivos à saúde do homem, tendo como símbolo da luta, o diagnóstico precoce de câncer de próstata.

De acordo com o relatório de atendimento, a procura foi maior para exames de HIV e sífilis, com 32 testes rápidos, além de 26 exames para diagnóstico de hepatites B e C, 25 avaliações de risco cardiovascular e uma consulta oftalmológica.

O resultado alcançado no mutirão de estímulo à prevenção é visto como positivo pela secretaria, principalmente pela resistência encontrada junto ao público masculino em cuidar da saúde. Para reverter essa condição, os agentes comunitários de saúde fazem buscas ativas na comunidade, orientando os moradores sobre os serviços prestados nas unidades de saúde dos bairros.

Fonte: Assessoria/Prefeitura