Destinação do IR para projetos sociais vai até o final do mês

Termina no dia 31 de dezembro o prazo para destinar parte do Imposto de Renda às entidades sociais do município. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, faz campanha para que as pessoas participem com doações nesse período, que é quando chega ao fim o ano-calendário 2017.

Os recursos contabilizados serão distribuídos às entidades no ano que vem. Em 2018, começa um novo ciclo de doações, que serão destinadas no ano seguinte. Este mês, a Prefeitura distribuiu R$ 60 mil em recursos captados no ano passado.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o contribuinte pode escolher deduzir valores para essa finalidade ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou para o Fundo Municipal de Apoio à Política do idoso.

A destinação do IR para fundos não representa benefício fiscal, nem gera prejuízos ao doador, mas permite que parte do imposto devido seja encaminhada a um projeto ou entidade do município, seja para o atendimento de menores de idade ou a segmentos que lidam com idosos.

Para pessoas físicas, a dedução pode ser de até 6% do imposto devido. No caso de pessoa jurídica, pode ser deduzido 1% do Imposto de Renda tributado pelo lucro real devido em cada período de apuração.

Os valores devem ser depositados em conta bancária. Após o recolhimento bancário, a orientação é que seja feita troca do boleto pelo recibo para dedução no IR, na Secretaria de Assistência Social – rua Natal, 212, São Francisco.

Contas

Fundo Municipal do Idoso
Banco do Brasil
Agência 0050-7
Conta n° 52.158-2

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Banco do Brasil
Agência 0050-7
Conta 1.245.554-7

Informações: (17) 3524-9230

Fonte: Assessoria/Prefeitura