Descarte consciente envolve setores do HPA no ‘Dia D’

No último dia 26 de julho, os colaboradores do Hospital Padre Albino uniram esforços para realizar a ação ‘Dia do Descarte’, marcando o SEIRI, primeiro senso do programa 5S na instituição. Com ampla participação de diferentes setores, o evento fortaleceu a cultura de organização, otimização e sustentabilidade na rotina hospitalar, sendo a implantação do programa de responsabilidade do Núcleo da Qualidade dos hospitais da Fundação Padre Albino.

Equipes multidisciplinares do Núcleo, devidamente treinadas para identificar os itens elegíveis ao descarte, montaram posto de coleta no saguão do hospital. Para Adriani Moraes, gerente do Núcleo da Qualidade, a ação, além de liberar espaço útil, ainda promoveu a reflexão sobre o consumo consciente e a importância de adotar práticas mais sustentáveis. “A iniciativa ‘Dia do Descarte’ consistiu na coleta e separação de materiais sem utilidade, obsoletos ou fora de prazo, presentes em diferentes áreas do hospital. Desde equipamentos usados por outros setores, que necessitavam de manutenção, papelaria, tudo foi cuidadosamente triado para seguir as diretrizes de descarte sustentável e adequado”, frisou a gerente.

O programa 5S é conhecido por promover melhorias significativas na organização e produtividade dos ambientes de trabalho, sendo amplamente utilizado em empresas e instituições ao redor do mundo. Adriani explica que no contexto hospitalar sua implementação visa, além da organização interna, aprimorar o atendimento aos pacientes e proporcionar ambiente mais saudável, acolhedor e seguro para todos. “Esse dia recebe diversas nomenclaturas, podendo ser ‘Dia da Grande Limpeza’, ‘Dia da Limpeza Inicial’, ‘Dia do SEIRI’ ou ‘Dia do Descarte’. Ele é de fundamental importância para a disseminação do 5S, devido aos seguintes fatores: serve como marco da ferramenta 5S no hospital, motiva equipes de trabalho na implantação do programa, promove mutirão organizado e demonstra visualmente as melhorias que o 5S promove no ambiente de trabalho”, disse a gerente que, juntamente ao Núcleo da Qualidade, planeja dar continuidade ao programa, realizando ações periódicas de manutenção e conscientização. “Dessa forma, espera-se que a cultura da organização se fortaleça ainda mais, garantindo o ambiente propício para o cuidado com a saúde dos pacientes e o bem-estar de todos os colaboradores”, finaliza.

A ferramenta 5S é um programa milenar, focada na organização de empresas e conquista da qualidade total, sendo considerada cultura que deve permear todos os níveis organizacionais. O 5S é baseado nas palavras orientais Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina).

Compartilhar Notícia

Notícias relevantes